700 PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM CASTELO BRANCO

.

Cerca de 700 professores de Educação Física e do Desporto Escolar estiveram presentes em Castelo Branco, de 2 a 5 de julho, na VIII Semana Nacional de Formação do Desporto Escolar.

Este projeto anual é assumido como um dos mais importantes momentos formativos, desenvolvidos no âmbito do Desporto Escolar, tendo na presente edição mobilizado vinte e oito formadores das mais diversas áreas temáticas, com o objetivo de capacitar os professores para a intervenção no âmbito das práticas do Desporto Escolar.

Realizada em parceria com o Centro de Formação Contínua de Associação de Escolas AltoTejo, com as Federações que tutelam as modalidades e ainda com o importante apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco, a Semana Nacional de Formação do Desporto Escolar integrou no seu programa uma conferência e 20 cursos de formação em diversos temas, desde o planeamento estratégico, até às didáticas do ensino de diversos desportos.

No primeiro dia, decorreu a sessão de abertura da VIII Semana Nacional de Formação, contando com a presença do Sr. Secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa, Pedro Cunha e do Sr. Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, da Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Castelo Branco, Patrícia Coelho, de representantes do Ministério de Educação e das organizações desportivas e federadas.

Durante a sessão de abertura, teve lugar a Conferência “Desporto Escolar e Inovação – Um novo Ciclo de Desenvolvimento”, da responsabilidade do Secretário de Estado da Administração e Inovação Educativa, Pedro Cunha, que se focou nos desafios que se afiguram como prioritários no que concerne ao Desporto Escolar nos anos vindouros.

Na sessão de abertura, ocorreu ainda a atribuição por parte do Instituto Português do Desporto e Juventude, através do Plano Nacional de Ética Desportiva, do Prémio Ética e Fair -Play, ao Professor Jorge Rafael da Coordenação Nacional do Desporto Escolar, pelo trabalho desenvolvido na promoção dos valores da ética no Desporto Escolar, no âmbito do Plano Nacional da Ética Desportiva, prémio este, que foi entregue pelo Secretário de Estado do Desporto.

Os restantes dias foram dedicados à aprendizagem e partilha de conhecimento nos cursos de formação que abrangeram os seguintes temas:  Andebol, Atividades Rítmicas Expressivas, Atletismo, Badminton, Basquetebol, Corfebol, Desporto Adaptado, DE Sobre Rodas, Desportos Gímnicos, Frisbee, Futsal, Kin-Ball, Orientação, Padel, Patinagem, Ténis, Ténis de Mesa, Voleibol, Xadrez e Planeamento Estratégico.

O balanço desta jornada formativa é extremamente positivo, sendo reconhecido pelos formandos como uma experiência com grande impacto ao nível das práticas levadas a cabo pelos professores nas escolas.