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Formação de Juízes-Árbitros Escolares

Assumindo o fenómeno desportivo numa perspetiva holística, é determinante que os diferentes agentes e as diferentes formas de intervenção, sejam tomadas em consideração. A formação de alunos juízes-árbitros escolares é uma vertente fundamental no desenvolvimento do Programa Estratégico do Desporto Escolar e constitui uma das áreas de intervenção nacional.

Este plano pretende contribuir para mais um salto qualitativo do Desporto Escolar, através da sistematização, hierarquização e faseamento da oferta de formação ao nível do ajuizamento e arbitragem, bem como da uniformização e progressão dos conteúdos programáticos e cargas horárias.

Para um domínio dos temas abrangidos e do seu impacto no desenvolvimento das atividades, considera-se imprescindível a parceria com o movimento associativo e outras entidades de reconhecida importância.

As várias etapas de formação serão preparadas, dinamizadas e efetivadas num trabalho conjunto entre as estruturas do Desporto Escolar, as Federações e Associações de modalidade, Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e outras instituições com responsabilidade no fenómeno desportivo.

Tem como principais objetivos:

  • Promover a participação dos alunos no fenómeno desportivo enquanto processo de formação integral, segundo variadas formas de intervenção, nomeadamente juízes-árbitros;
  • Criar uma bolsa de juízes-árbitros escolares que responda às necessidades dos eventos desportivos de âmbito do DE;
  •  Aprofundar a articulação com as federações/associações das modalidades desportivas.

    Plano de ação

    Processo de formação nacional estruturado de forma gradual em níveis diferenciados de conhecimento e de responsabilidade, que define e uniformiza módulos e conteúdos programáticos, cargas horárias e princípios de organização.

    Respeitando as especificidades locais e regionais e de acordo com as orientações definidas pela Direção-Geral de Educação (DGE) ao nível do desenvolvimento do Desporto Escolar (DE), deverão ser levadas a efeito ações de formação para juízes-árbitros escolares no âmbito das modalidades consignadas no Regulamento Geral de Funcionamento do Desporto Escolar do ano vigente.

    Para o ano letivo 2023/2024 as modalidades que se encontram abrangidas são: Andebol; Atividades Rítmicas Expressivas - Dança; Atletismo; Basquetebol; Boccia; Futsal e Voleibol.

     

     

    O plano é constituído por quatro (4) fases/níveis, com graus de exigência progressiva, que devem refletir graus de competência e qualidade de desempenho crescentes. Cada fase/nível corresponde a um âmbito de intervenção e responsabilidade e tem as seguintes designações:

    • Fase Escola / Nível 1;
    • Fase Local (CLDE) / Nível 2;
    • Fase Regional (CRDE) / Nível 3;
    • Fase Nacional (DGE-DDE) / Nível 4.

    O Plano Nacional de Formação de Juízes-árbitros Escolares tem como foco a população discente dos 2º e 3º ciclo do ensino básico e secundário, numa faixa etária compreendida entre os 10 e 18 anos. O aluno ao adquirir um determinado nível, este terá a validade de três anos letivos consecutivos, e passará para o nível seguinte desde que faça a correspondente formação.

     

    Documento

    Regulamento de Funcionamento do PNFJAE 2023-25

    Documento

    Andebol Documento Apoio Professor GE Nível1 (PNFJAE)

    Documento

    ARE-Dança Documento Apoio Professor GE Nível1 (PNFJAE)

    Documento

    Atletismo Documento Apoio Professor GE Nível1 (PNFJAE)
    PNFJAE

    Documento

    Basquetebol Documento Apoio Professor GE Nível1 (PNFJAE)

    Documento

    Boccia Documento Apoio Professor GE Nível1 (PNFJAE)