Page

Conjunto de atividades organizadas pelos Clubes do Desporto Escolar no contexto escolar, de forma pontual e/ou regular, sem necessidade de quadro competitivo interescolar.

Estas atividades podem envolver outros agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas. Integram, entre outros, os Projetos Complementares e são dinamizadas na componente não letiva dos professores de educação física, no âmbito da autonomia dos estabelecimentos escolares.

Os Diretores dos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas deverão por isso privilegiar a atribuição da componente não letiva dos professores do Desporto Escolar para o desenvolvimento de atividades no Nível I, potenciando a sua regularidade e o seu desenvolvimento.

Entre os diferentes tipos de atividades a enquadrar neste âmbito podemos ter torneios desportivos de inter-turmas, atividades de experimentação, núcleos de iniciação desportiva de carácter informal, corridas e/ou caminhadas regulares, ou até mesmo, como foi referido atrás, atividades desenvolvidas no âmbito dos Projetos Complementares.

Escolas ativas são aquelas que promovem práticas de atividade física e desportiva, formal e/ou informal, de forma regular e contínua.

Vamos colocar a comunidade escolar a mexer!