Page

DE Comunidade

No quadriénio 2021-2025 é criado o projeto DE Comunidade, que visa alargar a oferta a outros destinatários, para além dos alunos. Neste sentido, os professores passam a desenvolver atividades direcionadas para a sua comunidade educativa alargada (alunos, encarregados de educação, famílias, pessoal docente e não docente).

As atividades desenvolvidas neste domínio poderão ser de carácter mais ocasional, integradas no Nível I, ou as escolas podem optar por ter um docente a desenvolver atividades de carácter regular, integrando o seu grupo em atividades de Nível II.

Pretende-se que a escola abra a porta à sua comunidade, fazendo usufruto dos seus recursos humanos e materiais para manter a sua comunidade mais ativa.

DE Comunidade é um projeto que pretende promover o envolvimento de toda a comunidade escolar (docentes, discentes, pessoal não docente, encarregados de educação e a demais comunidade escolar), bem como, privilegiar a relação com o meio envolvente à Escola.

Estabelecer parcerias com clubes, associações, autarquias e organizações não governamentais, em prol do desenvolvimento de projetos promotores da atividade física e desportiva.

Regulamento do "DE Comunidade"

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE ESCOLA «DE COMUNIDADE»

= 10 PASSOS =

1. Considerar que o projeto «Desporto Escolar Comunidade» («DE Comunidade) pode fazer a diferença na Comunidade Escolar e Local;
    2. Identificar os pontos fortes e o potencial do Agrupamento de Escolas ou Escolas Não Agrupadas, neste processo de candidatura;
    3. Elaborar uma ideia concreta de projeto de desenvolvimento (futuro próximo);
    4. Enquadrar e alinhar com o Projeto Educativo;
    5. Identificar, mapear e realizar protocolos com parceiros a nível local;
    6. Procurar aconselhamento com entidades de referência para o desenvolvimento do projeto;
    7. Aprovar o projeto de candidatura nos Órgãos de Gestão do Agrupamento de Escolas ou Escolas Não Agrupadas;
    8. Elaborar e submeter a proposta coletiva de plano de desenvolvimento do projeto de escola «DE Comunidade»;
    9. Implementar o projeto no ano letivo 2023/2024;
    10. Avaliar periodicamente e realizar o relatório do projeto no fim de cada ano letivo.

Projeto_Plano de Ação - «DE Comunidade».pdf

PROJETO «DESPORTO ESCOLAR COMUNIDADE»: CANDIDATURAS A KITS DE BICICLETAS E CAPACETES

Na sequência do protocolo da Direção-Geral da Educação (DGE) e o Instituto Português do Desporto e da Juventude, I.P. (IPDJ), e com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR/SUAVA), comunica-se que estão abertas as candidaturas a Kits de Bicicletas e Capacetes, no âmbito do projeto «DE Comunidade» .

As candidaturas decorrem de 15 de junho a 28 de julho de 2023, e são realizadas por Agrupamento de Escolas/Escola Não Agrupada.

O Aviso de Abertura de concurso deve ser consultado antes de qualquer outro procedimento no preenchimento da candidatura.

Para a submissão do formulário eletrónico de candidatura, devem proceder ao preenchimento dos dados através do Link: https://area.dge.mec.pt/DEComunidade/

Desta forma, a DGE e a DGEstE, através do Projeto do Desporto Escolar, continuam a valorizar o trabalho de mobilização da comunidade educativa em torno de atividades desportivas diversificadas (Mobilidade Ativa Ciclável) e alinhadas com o Projeto Educativo de cada Escola.

Estaremos disponíveis para esclarecimentos adicionais através do email: decomunidade@dge.mec.pt

Consultar:

AVISO Nº 01/C01-i09.01/2023 - Lista definitiva dos AE/ENA com candidaturas aprovadas

De acordo com o ponto 10. e 11. do Aviso a dotação é em espécie e corresponde à atribuição de um (1) kit de material velocipédico (15 bicicletas e 15 capacetes) por Agrupamento de Escola ou Escola Não Agrupamento, no total de 200 operações.

Lista definitiva candidaturas aprovadas «DE Comunidade»

Comunicado nº 1-DGE - Projeto DE Comunidade - 19.12.2023

C01 i09 SUAVA DE COMUNIDADE Termo Aceitação AE - ENA