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Enquadramento

O Desporto Escolar procura desenvolver formação para três segmentos distintos:

  • Professores;
  • Elementos da Estrutura de Desenvolvimento do Desporto Escolar;
  • e Alunos.

 

Ao nível da formação de Professores:

O “direito à formação e informação para o exercício da função educativa” é garantido no Estatuto da Carreira Docente - artigo 6.º ponto 1, alínea a) – “pelo acesso a ações de formação contínuas regulares, destinadas a atualizar e aprofundar os conhecimentos e as competências profissionais dos docentes.”

Neste sentido o Desporto Escolar tem promovido uma oferta formativa diversificada e cada vez mais próxima dos contextos de prática dos professores, procurando deste modo responder às necessidades e expetativas dos professores e das Escolas.

 

Ao nível da formação dos elementos da estrutura de desenvolvimento do Desporto Escolar:

As ações dirigidas à Estrutura do Desporto Escolar (nacional, regional e local), visam o aprofundamento da formação dos seus elementos, em áreas de competência ao nível da gestão e do desenvolvimento organizacional. 

 

Ao nível da formação de Alunos:

O desenvolvimento da formação de alunos assenta em duas vertentes de intervenção: 

  • Desenvolvimento da formação de alunos nas funções de juízes árbitros de Desporto Escolar, aprofundando o Programa de Formação de alunos Juízes-Árbitros, em articulação com o movimento desportivo; 
  • Desenvolvimento da formação de alunos-dirigentes nas funções de apoio à gestão do Desporto Escolar, em geral, e de apoio aos clubes de Desporto Escolar, em particular.

A QUALIFICAÇÃO E A FORMAÇÃO CONTÍNUA

ENQUANTO INSTRUMENTO POTENCIADOR DA QUALIDADE