Main section

Page

Enquadramento

 

Centros de Formação Desportiva do Desporto Escolar (CFDDE)

 

Por Centros de Formação Desportiva do Desporto Escolar (CFDDE) entende-se que são “polos de desenvolvimento desportivo de apoio aos níveis I e II do Desporto Escolar, e que são dinamizados por Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas (AE/ENA), em parceria com federações, municípios e organizações locais, que visam a iniciação e o aperfeiçoamento do desempenho desportivo, a formação e certificação de professores, a articulação e desenvolvimento curricular, desenvolvimento ambiental e sustentabilidade através da concentração de recursos humanos e materiais em locais para onde possam convergir alunos de vários agrupamentos, quer nos períodos letivos, quer em estágios de formação desportiva especializada, nas interrupções letivas”. (Despacho nº 9227/2022).

O Desporto Escolar conta, atualmente, com 87 CFDDE, dos quais 65 destinados a Atividades Náuticas (Canoagem, Remo, Surfing e Vela), 1 ao Andebol, 7 ao Atletismo, 1 ao Badminton, 2 ao BTT-XCO, 1 à Escalada, 6 ao Golfe, 1 ao MAAL, 1 à Natação, 1 ao Ténis de Mesa e 1 ao Rugby.

Constituindo uma forte aposta, no sentido de promover o contacto dos alunos com as mais diversas modalidades, os CFDDE exercem a sua atividade nos AE/ENA, em parceria com outras entidades, nomeadamente Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Clubes, Associações, Federações e organismos privados.

Os CFDDE visam proporcionar:

1.  Atividades de apoio especializado aos Grupos-Equipa na iniciação e aperfeiçoamento que favoreçam a prática de atividades desportivas, cuja especificidade técnica exija condições ou recursos materiais específicos; 

2.  Atividades de apoio à formação de professores e de alunos com interesse, capacidades e aptidões para a prática de uma modalidade ou disciplina desportiva, nas vertentes práticas e teóricas; 

3.  Atividades de apoio privilegiado no âmbito do Domínio da Autonomia Curricular e na promoção e desenvolvimento de ações nas áreas da Educação Inclusiva, Ambiente e Sustentabilidade; 

4.  Atividades pontuais, de curta duração, que incidam fundamentalmente em experiências, estágios de formação desportiva especializada, durante os períodos letivos e/ou nas interrupções letivas.