Page

DE Escola Ativa

O projeto «DE Escola Ativa» surge com o novo Programa Estratégico do Desporto Escolar (PEDE) 2021-2025, enquanto oferta de atividade física estruturada e de caráter regular, que visa promover um vasto leque de experiências motoras, focadas no processo de desenvolvimento das capacidades motoras, cognitivas, volitivas e sociais dos alunos do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico.

Sendo estes ciclos de ensino, coincidentes com períodos de grande crescimento e nos quais se encontram enormes diferenças de maturação e desenvolvimento entre jovens, é determinante criar uma oferta alargada de atividades, que vá ao encontro das necessidades de cada aluno, nomeadamente atividades regulares não competitivas e que não promovam a especialização num desporto. O desenvolvimento do «DE Escola Ativa» deve estar associado aos objetivos estabelecidos pelo Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas/Escolas não Agrupadas (AE/ENA).

Regulamento do "DE Escola Ativa"

Pretende-se que o projeto assente em atividade física e desportiva estruturada, diversificada e de carácter regular, com o objetivo de desenvolver as capacidades motoras, cognitivas, volitivas e sociais, promovendo um vasto leque de experiências motoras, em que não há a necessidade da escolha prévia de uma modalidade desportiva.

O «DE Escola Ativa» não contempla um quadro competitivo organizado e formal, no entanto, podem ser promovidos momentos de convívio entre escolas de proximidade, com caráter formativo.

Como complemento à Educação Física Curricular e “intramuros”, o «DE Escola Ativa» pretende facultar aos alunos a oportunidade e o acesso a praticar uma variedade de desportos, atividades físicas e expressivas, todas as semanas, ao longo do ano letivo.

Esta atividade “intramuros” deverá visar o desenvolvimento integral do aluno, em consonância com as recomendações da Organização Mundial de Saúde, promovendo a aquisição de hábitos de vida saudáveis, como fator de preservação da saúde, a igualdade de oportunidades, o respeito pela diferença e a educação cívica dos alunos.