Page
Cidadania, Ética e Inclusão
Mais informações sobre “Ética e Fair Play no Desporto Escolar”; “Inclusão no Desporto Escolar”; “Bandeira da Ética”; entre muitas mais informações, em breve disponíveis.
ÁRBITRA DO DESPORTO ESCOLAR DISTINGUIDA COM PRÉMIO DE MÉRITO DESPORTIVO NA CERIMÓNIA DO CARTÃO BRANCO
No passado dia 17 de dezembro, pelas 14h30, decorreu no Centro de Juventude de Lisboa a Cerimónia do Cartão Branco, organizada pelo Conselho Diretivo do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P., em parceria com a Confederação das Associações de Juízes e Árbitros de Portugal. Este evento, enquadrado no Plano Nacional da Ética no Desporto, destacou comportamentos e iniciativas que promovem os valores éticos no desporto.
Entre os premiados, a aluna Leonor Sousa Torres brilhou ao receber o Prémio de Mérito Desportivo, uma distinção que reflete a sua notável conduta enquanto juíza Nível 3 de Boccia no âmbito do Plano Nacional de Formação de Juízes-Árbitros Escolares (PNFJAE) do Desporto Escolar.
Durante o quadro competitivo regional de Boccia, Leonor protagonizou um momento exemplar. Ao identificar uma atitude pedagógica e ética por parte de um professor, decidiu mostrar-lhe o Cartão Branco, um gesto de reconhecimento trabalhado nas formações escolares, locais, regionais e nacionais do PNFJAE. A aluna tomou esta decisão após conferenciar com a sua equipa de formação, demonstrando um domínio completo do conceito e do objetivo do Cartão Branco no Desporto Escolar: reforçar e destacar comportamentos positivos e alinhados com os valores éticos no desporto.
Esta ação sublinha a importância do Cartão Branco como ferramenta pedagógica, mas reflete também a maturidade e compromisso da Leonor em promover um desporto mais ético e inclusivo. O seu exemplo serve de inspiração para a comunidade escolar e desportiva, mostrando o impacto que pequenos gestos podem ter na construção de uma cultura desportiva mais saudável.
O Desporto Escolar felicita a aluna Leonor Sousa Torres pelo merecido prémio e pelo contributo inestimável para o desenvolvimento e valorização do desporto enquanto espaço de formação ética e cidadania
Compromisso de Crianças e Jovens para a Ética no Desporto
Para o quadriénio 2021-25 o Desporto Escolar irá dinamizar o “Compromisso de Crianças e Jovens para a Ética no Desporto”. Este projeto representa um envolvimento de todos os alunos do DE, através da implementação de um compromisso coletivo e plural, construído e assumido pelos alunos e, no caso das escolas com ensino secundário, alargado a toda a comunidade educativa. Este compromisso, construído de forma participada, deverá refletir os compromissos dos alunos em torno de valores éticos, promovendo iniciativas que conduzam ao fair-play e à eliminação de fenómenos de violência no desporto.
Para além deste novo projeto, o DE continuará a desenvolver as atividades de Programa Nacional para a Ética no Desporto (PNED),
como é exemplo o cartão branco e a implementação de um conjunto de ações de formação (Cursos de Formação), dirigidos a professores para a Certificação da Bandeira da Ética.
Foram atribuídos Cartões Brancos com os respetivos certificados a 19 alunos e 6 Professores das cinco Coordenações Regionais.
Na Cerimónia Anual do Cartão Branco, promovida pelo PNED, foi efetuada pelo DE a entrega de prémios a 6 professores e 11 alunos que tiveram a amostragem Cartão Branco nos campeonatos Nacionais do DE. Nesta Cerimónia, o DE concorreu ainda ao prémio Cartão Branco para Entidades e Cartão Branco para Árbitros, tendo sido premiado no concurso das Entidades. Estes prémios destinam-se às Entidades que aderem ao Cartão Branco e reportam-se à sua aplicação na época desportiva anterior. Para que os mesmos sejam atribuídos ter-se-ão em conta critérios de avaliação: número de anos de adesão, número de exibições, a realização de sessões de sensibilização ou a forma como o divulgam na comunidade desportiva.