Page

Cidadania, Ética e Inclusão

Mais informações sobre “Ética e Fair Play no Desporto Escolar”; “Inclusão no Desporto Escolar”; “Bandeira da Ética”; entre muitas mais informações, em breve disponíveis.

Desporto Escolar reconhecido com o "Prémio Cartão Branco - Entidades"

CB Entidades

Decorreu, dia 13 de outubro, no auditório do Centro de Juventude de Lisboa, a "Cerimónia Cartão Branco 2021/2022", na qual foram reconhecidos os comportamentos eticamente relevantes de atletas, treinadores, dirigentes e outros agentes desportivos.
O Cartão Branco é um recurso pedagógico pioneiro em Portugal implementado, desde 2015, pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, I.P., no âmbito do Plano Nacional de Ética no Desporto, em parceria com a Confederação de Associações de Juízes e Árbitros de Portugal, com o objetivo de promover valores na prática desportiva, da ética e do fair play no Desporto.
Nesta cerimónia foram entregues prémios em diversas categorias, uma das quais "Cartão Branco - Entidades", reconhecendo deste modo o trabalho desenvolvido na promoção e implementação do "Cartão Branco", enquanto instrumento promotor da educação de valores do espírito desportivo, da ética e da integridade no desporto.
O Desporto Escolar acabou por ser reconhecido com o prémio "Cartão Branco - Entidade", em consequência do trabalho que tem sido desenvolvido na implementação e valorização deste projeto no contexto escolar, em particular, em todas as competições desportiva do Desporto Escolar, envolvendo todas as suas estruturas.
Este prémio, reconhece, o excelente trabalho levado a cabo neste âmbito, por professores, coordenações locais e regionais do desporto escolar, bem como, a aposta assumida pela coordenação nacional, no sentido de desenvolver medidas promotoras da ética nos contextos de prática do Desporto Escolar.

Compromisso de Crianças e Jovens para a Ética no Desporto

Para o quadriénio 2021-25 o Desporto Escolar irá dinamizar o “Compromisso de Crianças e Jovens para a Ética no Desporto”. Este projeto representa um envolvimento de todos os alunos do DE, através da implementação de um compromisso coletivo e plural, construído e assumido pelos alunos e, no caso das escolas com ensino secundário, alargado a toda a comunidade educativa. Este compromisso, construído de forma participada, deverá refletir os compromissos dos alunos em torno de valores éticos, promovendo iniciativas que conduzam ao fair-play e à eliminação de fenómenos de violência no desporto.

Para além deste novo projeto, o DE continuará a desenvolver as atividades de Programa Nacional para a Ética no Desporto (PNED),

como é exemplo o cartão branco e a implementação de um conjunto de ações de formação (Cursos de Formação), dirigidos a professores para a Certificação da Bandeira da Ética.

Foram atribuídos Cartões Brancos com os respetivos certificados a 19 alunos e 6 Professores das cinco Coordenações Regionais.

Na Cerimónia Anual do Cartão Branco, promovida pelo PNED, foi efetuada pelo DE a entrega de prémios a 6 professores e 11 alunos que tiveram a amostragem Cartão Branco nos campeonatos Nacionais do DE.  Nesta Cerimónia, o DE concorreu ainda ao prémio Cartão Branco para Entidades e Cartão Branco para Árbitros, tendo sido premiado no concurso das Entidades. Estes prémios destinam-se às Entidades que aderem ao Cartão Branco e reportam-se à sua aplicação na época desportiva anterior. Para que os mesmos sejam atribuídos ter-se-ão em conta critérios de avaliação: número de anos de adesão, número de exibições, a realização de sessões de sensibilização ou a forma como o divulgam na comunidade desportiva.