Page

Atividades Grupo-Equipa Nível II

Atividades de Nível II

Atividades que implicam a participação regular em treinos, dinamizadas na componente letiva dos docentes e, na sua maioria, envolvendo a participação em competições interescolares de modalidades desportivas, integrando os projetos:

• DE Competição - atividades que implicam a participação regular em treinos e competições (interescolares), regionais, nacionais ou internacionais dentro da oferta de modalidades desportivas do Desporto Escolar, tendo em vista a melhoria contínua do desempenho desportivo. As competições desportivas são organizadas de forma sistemática e progressiva entre escolas. São adequadas ao contexto geográfico, à experiência desportiva e ao percurso escolar dos alunos participantes com o objetivo de valorizar o sentimento de pertença à escola.

• DE sobre Rodas - atividades regulares e estruturadas que promovam a aprendizagem e a literacia do padrão motor "saber andar de bicicleta", assegurando o uso quotidiano e responsável da bicicleta, e do ciclismo enquanto modalidade desportiva, segundo as normas de segurança rodoviária e a adoção de estilos de vida ativos e saudáveis e enquadradas com a Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável (ver separador específico).

• DE Comunidade - atividade física e estruturada de caráter regular, dirigida à comunidade educativa alargada, nomeadamente, alunos, encarregados de educação, famílias e pessoal docente e não docente (ver separador específico).

• DE Escola Ativa - atividade física estruturada e de caráter regular, exclusivamente para alunos do 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, nas quais não existe um quadro competitivo organizado retirando assim, a ênfase da competição, podendo existir momentos competitivos/encontros, entendidos como parte integrante do processo formativo do aluno. São promovidas atividades diversificadas sem necessidade de escolha prévia de uma modalidade desportiva, promovendo um vasto leque de experiências motoras, focadas no processo de desenvolvimento das capacidades motoras, cognitivas, volitivas e sociais (ver separador específico).

Notas Importantes:

O funcionamento dos grupos-equipa e das atividades do Desporto Escolar obedece ao Regulamento Geral de Funcionamento do Desporto Escolar, complementado por outros regulamentos, publicados, em cada ano letivo, na página da Direção-Geral da Educação (DGE).

Nas modalidades coletivas, os grupos-equipa são constituídos por um número mínimo de 18 alunos, por escalão e género, com exceção de modalidades onde existam quadros competitivos mistos, cujos grupos-equipa deverão ter um mínimo de 18 participantes sem distinção de género.

Nas modalidades individuais, os grupos-equipa são constituídos por um número mínimo de 18 alunos, distribuídos pelos vários escalões/géneros, sendo obrigatório um número mínimo de 9 alunos do mesmo escalão/género, salvaguardando as seguintes exceções:

a) Na Ginástica e nas atividades rítmicas e expressivas, os grupos-equipa são constituídos por um número mínimo de 18 alunos, sem distinção de escalão/género;

b) Nas modalidades de Desportos Náuticos, Boccia, Desporto Adaptado e Goalball, os grupos-equipa são constituídos por um número mínimo de 8 alunos, sem distinção de escalão/género.

O número mínimo de participantes por grupo-equipa nas atividades competitivas terá de obedecer, obrigatoriamente, ao previsto no Regulamento de Competições e Provas e no Regulamento Específico de cada modalidade, publicados, em cada ano letivo, na página da DGE.