ALUNOS TIVERAM UM MEGA DESEMPENHO EM LOUSADA

.
0

Cerca de 1000 alunos, oriundos de norte a sul do país e ainda dos Açores, competiram na 18ª edição do MEGA SPRINTER, realizada em Lousada, nos dias 19 e 20 de abril.

O MEGA SPRINTER é um projeto desenvolvido através da parceria estabelecida entre o Desporto Escolar e a Federação Portuguesa de Atletismo, com o objetivo de promover a prática desta modalidade. Compõe-se pelas provas de “Mega salto em comprimento”, “Mega lançamento do Vortex”, “Mega lançamento de precisão”, “Mega Km” e “Mega Sprinter – 40 m”.

Nesta edição 2024, os atletas internacionais, Cláudia Ferreira (lançamento do dardo) e Miguel Monteiro (Lançamento do Peso F4), foram os embaixadores do evento e tiveram a oportunidade de interagir com os alunos, que se deliciaram com os momentos proporcionados por estes dois atletas internacionais.

No dia 19 de abril, tivemos a chegada das comitivas, a Cerimónia de Abertura e a primeira jornada da competição, a qual decorreu já em ambiente noturno e com muita animação e forte competitividade. De salientar a presença da atleta campeã olímpica Fernanda Ribeiro, que aproveitou para confraternizar com os alunos, nas diversas provas que estavam a decorrer.

No segundo dia das provas, logo pela manhã e com um sol radioso, as competições continuaram com enorme empenho e fair play de todos os alunos. Ao longo da manhã, as provas foram alternando com as cerimónias protocolares de entrega de prémios, das diversas disciplinas e escalões.

Destaca-se ainda, a atividade de sensibilização, promovida pela Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP), na qual muitas centenas de miúdos tiveram oportunidade de realizar desafios em “Quizz” sobre a antidopagem. Esta iniciativa inseriu-se no âmbito da “Semana Europeia do Desporto Limpo”.

Este evento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Lousada, Pedro Machado, do Diretor-Geral da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, João Gonçalves e do Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, os quais presidiram à Cerimónia de Abertura. Para além destes, estiveram presentes muitas outras entidades, representativas da autarquia, das Direções-Gerais da Educação e dos Estabelecimentos Escolares, dos Agrupamentos Escolares e autoridades locais de segurança e proteção civil, envolvidos no apoio ao evento, bem como da Associação de Atletismo do Porto.

Por fim, há a referir que o XVIII MEGA SPRINTER, envolveu, desde a fase Escolas, até à fase nacional, passando pelas fases locais e regionais, mais de 110.000 alunos e milhares de professores, demonstrativo da força do Desporto Escolar, enquanto projeto promotor do desenvolvimento desportivo e dos valores da ética, da inclusão e da igualdade.