Carlos Dias nomeado Presidente da Comissão Técnica de Voleibol, na ISF.

Recentemente (setembro de 2022), Carlos Dias, elemento da estrutura do Desporto Escolar (coordenador local de Braga e coordenador nacional da modalidade de Voleibol), foi nomeado Presidente da Comissão Técnica (CT) na modalidade de Voleibol, na International School Sport Federations (ISF).

Esta nomeação é consequência de uma candidatura promovida pelo ME/DGE e pela Coordenação Nacional do Desporto Escolar, a qual foi alvo de um rigoroso processo de análise e de seleção, por parte da ISF e pela Comissão criada para o efeito, tendo o nome de Carlos Dias sido um dos que foi submetido à Comissão Executiva da ISF que nomeia o Presidente da Comissão Técnica.

Após esta nomeação formal são designados, também através de candidatura dos diferentes países, os restantes membros da CT, entre os quais é eleito um vice-presidente, sendo que no caso da modalidade desportiva de Voleibol, esta comissão é composta por 8 a 10 elementos.

A Comissão Técnica é responsável pela certificação, controlo e avaliação de eventos desportivos escolares, que são organizados no âmbito da ISF, em que esteja envolvida a modalidade (voleibol). É ainda responsável por realizar visitas técnicas aos locais dos eventos e proceder à avaliação das condições técnicas das instalações, transportes, logística e materiais necessários. Numa fase posterior tem também a responsabilidade de assegurar a elaboração de regulamentos e de outros documentos normativos da modalidade (em parceria com a comissão científica da ISF), bem como, de enquadrar a organização dos sorteios e dos Quadros Competitivos propriamente ditos. Durante os eventos e provas desportivas, a comissão técnica verifica e controla a competição e o seu funcionamento e leva acabo a avaliação do evento, emitindo os respetivos relatórios técnicos. Atualmente existem duas competições mundiais, com participação do voleibol, a saber o ISF U18 World School Championship (evento só com voleibol) e o  ISF U15 World School Sport Games (evento multidesportos).

A nomeação de Carlos Dias para este importante cargo na ISF, acarreta grande responsabilidade e prestígio, exigindo para o efeito grande espírito de missão e elevada competência, sendo por este motivo, motivo de grande regozijo e orgulho para toda a estrutura do Desporto Escolar e para Portugal.