Cartão Branco nos Campeonatos Nacionais Escolares de Juvenis, em Surf

Alunos do Surf a rev«cebr prémios no podium

Na sequência dos Campeonatos Nacionais Escolares de Juvenis do Desporto Escolar, na modalidade de Surf, ocorridos em Viana do Castelo, a professora Joana Isabel da Silva Santos Elias demonstrou um comportamento/atitude de desportivismo e fair play, merecedor da atribuição do Cartão Branco, uma vez que incentivou os colegas da equipa que representa e o seu grupo equipa a acolher, integrar e ajudar uma atleta de uma equipa adversária, revelando um exemplo de boa prática em torno dos valores de inclusão e de solidariedade.

Pois bem, no decorrer dos campeonatos referidos, a comitiva da Região Centro foi constituída elementos diversos alunos, sendo apenas um do sexo feminino, na circunstância a Ana Rita Franco. Na distribuição dos locais de dormida, havia uma sala destinada aos competidores masculinos da região centro e outra para os competidores femininos (apenas ocupada por aquela aluna). Entretanto, perante o facto da aluna estar sozinha, a professora Joana Elias, responsável pela sala de dormidas do grupo feminino do Algarve, insistiu em que a aluna Ana Rita poderia ficar com as suas alunas, ficando deste modo integrada e acompanhada por outros pares, da mesma idade, facilitando a sua integração e a adaptação ao contexto em causa. E assim foi, durante as 3 noites, durante o campeonato nacional, a aluna da delegação da região Centro, dormiu e conviveu com as meninas da região do Algarve, onde foi muito bem recebida, sendo tratada como se pertencesse à comitiva Algarvia, recebendo muito apoio da professora Joana e do restante grupo durante as competições.

De referir que, em prova, a Ana Rita Franco e as alunas da delegação do Algarve, foram adversárias na mesma categoria e, na maioria das vezes, no mesmo Heat, mas isso não impediu a atitude de acolhimento e integração levada a cabo por esta delegação. Durante os 4 dias, os professores, alunos e alunas da comitiva do Algarve "adotaram" a Ana Rita, como se fosse da sua equipa.

Este exemplo de disponibilidade, acolhimento, companheirismo e de solidariedade, revelados pela professora Joana Elias e pelo seu grupo, merece ser reconhecido com a atribuição do "Cartão Branco".

A proposta de atribuição deste reconhecimento foi efetuada pela professora Ana Jorge Castilho dos Santos, responsável pela Delegação da Região Centro.