COMEÇARAM OS CAMPEONATOS NACIONAIS ESCOLARES DE INICIADOS 2023

.

Cerca de 1200 alunos e 200 professores, vindos de todo o país, de norte a sul, "conquistaram" as muralhas do Castelo de Óbidos, para a abertura oficial do Campeonatos Nacionais Escolares de Iniciados, do Desporto Escolar, que decorrem de 18 a 21 de maio, nas Caldas da Rainha (com as modalidades de Atividades Rítmica e Expressivas - Dança, Badminton, Boccia, Natação e Ténis de Mesa), em Peniche (Basquetebol, Canoagem, Surf e Vela) e Óbidos (Atletismo, Futsal e Voleibol).

Num ambiente de festa e alegria, as diversas delegações representativas das Coordenações Regionais do Desporto Escolar (do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve), chegaram a Óbidos durante a tarde do dia 18 de maio, invadindo as ruas do Castelo e participando nas inúmeras atividades de animação, numa festa com tons medievais.

A abertura oficial do evento contou com a presença de várias entidades representativas das estruturas educativas nacionais, regionais e locais, dos municípios, das federações desportivas das modalidades praticadas nestes campeonatos, das autoridades de segurança e da proteção civil e de muitas outras, que direta ou indiretamente se associaram a estes campeonatos.

De destacar a presença do Diretor-geral da Educação, Pedro Cunha, que representou oficialmente o Ministério da Educação e o Desporto Escolar, do Presidente da Câmara de Óbidos, Filipe Daniel (anfitrião do evento de abertura), do Presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, Vítor Marques e ainda do Vereador do Desporto e Juventude da Câmara Municipal de Peniche, Ângelo Marques.

Como mensagem dominante expressada pelos representantes institucionais atrás referidos, salienta-se a elevada importância atribuída ao Desporto Escolar, enquanto projeto promotor de valores e de cidadania responsável, bem como, da inclusão e da igualdade. Foi ainda evidenciado o papel das autarquias locais no desenvolvimento do Desporto, "na e a partir da Escola", sendo assumido que o Desporto Escolar é, efetivamente, "o maior clube desportivo do país".

As competições iniciam-se a partir das 9h30, do dia 19 de maio (sexta-feira), em todos os locais de competição, esperando-se grande competitividade e elevado sentido de fair play, terminando no próximo sábado, com as finais de todas as modalidades.

Os Campeonatos Nacionais Escolares de Iniciados, do Desporto Escolar, são organizados pela Direção-Geral da Educação – Divisão do Desporto Escolar e pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - Direção de Serviços de Lisboa e Vale do Tejo, as quais contam com apoio e parceria dos Municípios de Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche.