COMEÇARAM OS CAMPEONATOS NACIONAIS ESCOLARES DE JUVENIS 2024

.

Cerca de 1500 alunos e 200 professores, vindos de todo o país, de norte a sul, encheram o Autódromo Internacional do Algarve, para a abertura oficial do Campeonatos Nacionais Escolares de Juvenis, do Desporto Escolar, que decorrem de 23 a 26 de maio, em Lagoa (com as modalidades de Atletismo, Badminton, Basquetebol Feminino, Boccia, BTT-XCO, Canoagem, Futsal Feminino, Natação, Ténis de Mesa e Voleibol) e em Portimão (Basquetebol e Futsal Masculino, Patinagem e Surf.)

Num ambiente de festa e alegria, as diversas delegações representativas das Coordenações Regionais do Desporto Escolar (do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve), chegaram ao Autódromo de Portimão durante a tarde do dia 23 de maio, invadindo o recinto e participando nas inúmeras atividades de animação disponíveis.

A abertura oficial do evento contou com a presença de várias entidades representativas das estruturas educativas nacionais, regionais e locais, dos municípios, das federações desportivas das modalidades praticadas nestes campeonatos, das autoridades de segurança e da proteção civil e de muitas outras, que direta ou indiretamente se associaram a estes campeonatos.

De destacar a presença do Diretor-geral dos Estabelecimentos Escolares, João Gonçalves, que representou oficialmente o Ministério da Educação e o Desporto Escolar, da Vice-Presidente da Câmara de Portimão, Teresa Mendes (anfitriã do evento de abertura) e do Presidente da Câmara de Lagoa, Luis Encarnação.

Como mensagem dominante expressada pelos representantes institucionais atrás referidos, salienta-se a elevada importância atribuída ao Desporto Escolar, enquanto projeto promotor de valores e de cidadania responsável, bem como, da inclusão e da igualdade. Foi ainda evidenciado o papel das autarquias locais no desenvolvimento do Desporto, "na e a partir da Escola", sendo assumido que o Desporto Escolar é, efetivamente, "o maior clube desportivo do país".

As competições iniciam-se a partir das 9h30, do dia 24 de maio (sexta-feira), em todos os locais de competição, esperando-se grande competitividade e elevado sentido de fair play, terminando no próximo sábado, com as finais de todas as modalidades.

Os Campeonatos Nacionais Escolares de Juvenis, do Desporto Escolar, são organizados pela Direção-Geral da Educação – Divisão do Desporto Escolar e pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - Direção de Serviços do Algarve, as quais contam com apoio e parceria dos Municípios de Lagoa e Portimão.

Mais Informações em: