CORTA -MATO NACIONAL ESCOLAR FOI UM SUCESSO EM VALE DE CAMBRA

A cidade de Vale de Cambra foi o palco de uma das mais emblemáticas provas desportivas do Desporto Escolar - Corta-mato Nacional Escolar, no qual participaram cerca de 800 alunos e mais de 300 professores, representantes das coordenações regionais do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve e ainda das regiões autónomas dos Açores e da Madeira. Estes alunos apuraram-se ao longo das competições realizadas nas fases de Escola, Locais e Regionais, num universo total de aproximadamente 160.000 alunos participantes.

O Corta-mato Nacional Escolar, decorreu nos dias 10 e 11 de março, sexta-feira e sábado, sendo uma organização conjunta entre a Direção-Geral da Educação (através da Coordenação Nacional do Desporto Escolar) e a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (com o envolvimento direto da Coordenação Regional do Desporto Escolar do Norte), contando ainda com o importante apoio da Câmara Municipal de Vale de Cambra.

No dia 10 de março, para além da receção das comitivas de alunos e professores, que encheram de cor e de alegria as ruas de Vale de Cambra, tivemos a Cerimónia de Abertura, que se realizou pelas 21h15, no Pavilhão Municipal de Vale de Cambra, o qual estava repleto de alunos, professores, familiares, bem como de diversas entidades convidadas, representativas de diversos contextos, educativos, desportivos e da comunidade local.

Na cerimónia, para além das excecionais coreografias e dos momentos musicais que entusiasmaram os presentes, tivemos os discursos protocolares das entidades oficiais presente. O Diretor-geral da Educação, Pedro Cunha, enalteceu o "trabalho de todos os professores e das escolas (...) e do Desporto Escolar", enquanto "motor de desenvolvimento e de promoção da prática regular do desporto", aproveitando ainda para desafiar os alunos a "contagiarem as suas famílias a praticarem mais atividade física e desportiva". Por sua vez, o Diretor-geral dos Estabelecimentos Escolares, João Gonçalves, centrou as suas palavras no reconhecimento do papel do Desporto Escolar na inclusão e na integração, salientando também o papel dos professores na afirmação dos valores do Desporto Escolar.  Das intervenções anteriores, salienta-se ainda a concordância em relação ao apoio prestado pelo Município de Vale de Cambra, o qual foi inexcedível. De facto, o envolvimento da autarquia revelou-se essencial a todos os níveis, contribuindo para fomentar o compromisso de valorizar o Desporto Escolar.

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, José Alberto Pinheiro e Silva, regozijou-se pelo facto das entidades organizadoras - Direção-geral de Educação e Direção-geral dos Estabelecimentos Escolares, terem escolhido a cidade de Vale de Cambra para a realização deste Corta-mato Escolar, salientando a importância para o concelho, em acolher estes eventos desportivos, tendo ainda enfatizado o contributo das autarquias para o desenvolvimento desportivo do país.

No dia 11 de março, decorreu a competição propriamente dita, que se realizou no Parque da Cidade de Vale de Cambra. O dia amanheceu com muita chuva, mas felizmente, as condições melhoram de tal forma que foi possível dar a partida da primeira prova, pelas 10h00, com as competições do escalão de infantis B, ao que se seguiram as competições de iniciados e de juvenis, nos géneros masculino e feminino e na categoria de Limitações Funcionais. Todas as provas evidenciaram elevada qualidade competitiva entre os participantes e foi notória, entre todos, o espírito desportivo, de ética e fair play entre todos.

As classificações estão disponíveis em: CLASSIFICAÇÕES FINAIS DO CORTA-MATO NACIONAL ESCOLAR 2023 (código da competição: 39BBF07D).

Na cerimónia de entrega de prémios, estiveram presentes no protocolo, o Presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, José Alberto Pinheiro e Silva, o Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Vale de Cambra, André Silva, a Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Vale de Cambra Mónica Seixas, o Vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, José Alexandre Pinho, do Presidente da Confederação do Desporto de Portugal, Carlos Paula Cardoso, do Coordenador Nacional do Desporto Escolar, Rui Carvalho, da representante da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (para a o Desporto Escolar), Patrícia Canário, do Coordenador Regional do Desporto Escolar do Norte, Adelino Furriel e do Coordenador Local do Desporto Escolar do Entre Douro e Vouga, João Paulo Martins, entre muitas outras entidades que testemunharam a alegria dos premiados.

O Corta-mato Nacional Escolar foi uma organização das Direções-gerais atrás referidas, através da estrutura do Desporto Escolar, contando com uma complexa preparação que envolveu mais de 300 professores e muitas centenas de funcionários dos agrupamentos de escolas que receberam os alunos participantes.

Terminado o Corta-mato Nacional Escolar, a organização considera que foram cumpridos os objetivos e que o balanço é extremamente positivo, a todos os níveis.

Mais informações em: https://padlet.com/.../corta-mato-2023-vale-de-cambra...