Curso de Fundamentos de Ginástica/Basic gym (Brincar à Ginástica)

Ginástica basic gym

A DGE - Divisão do Desporto Escolar em parceria com a Federação de Ginástica de Portugal e o Centro de Formação de Professores do Nordeste Alentejano, proporciona aos professores dos 2o/3ociclos e secundário (grupos de recrutamento 260 e 620), formação específica para o ensino da Ginástica, que contribua para a intervenção junto dos alunos, elevando o nível de desempenho da prática desportiva no desporto escolar.

Esta formação específica visa consciencializar os professores da importância do projeto do Desporto Escolar no desenvolvimento pessoal e desportivo dos jovens e a sua relação entre o desenvolvimento das capacidades motoras da aptidão física com as aquisições/prestação na área/modalidade de Ginástica.

Objetivos Específicos

• Saber estruturar os conteúdos técnicos baseados nos Padrões Motores Gímnicos (PMG’s) e suas regras mecânicas do movimento, como base transversal da ginástica;

• Adaptar as particularidades do desenvolvimento da criança, nas faixas etárias de intervenção, à abordagem jogada dos 3 F’s da Ginástica (Fun, Fitness, Fundamentals);

• Saber demonstrar técnicas de base/partes/detalhes dos elementos;

• Saber preparar, organizar e aplicar a estrutura e conteúdos da aula, conforme a faixa etária;

• Saber intervir e coordenar a intervenção dos 6 aos 9 anos e dos 9 aos 12/17;

• Dominar a metodologia de formação inicial dos padrões de movimentos gímnicos ((PMG’s).

Inscrições

A partir das 00:00 horas do dia 25 de fevereiro de 2022 até às 18:00 horas do dia 4 de março de 2022, através do linkhttps://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScT73N_UoTGN1lxFGbfrJulzDlW_QGW... BU_A/viewform?usp=sf_link

Limite de inscrições: 30

Critérios de seleção

1.o - Docentes de EF responsáveis por Grupo/Equipa de Desportos Gímnicos das Direções Regionais de Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve;

2.o - Ordem de Inscrição
    (só será certificado o candidato que receber notificação de seleção para participação, por parte do CFAE)

CFAE do Nordeste Alentejano - Telf. 245205768 – e-mail: cefopna@gmail.com