«DE SOBRE RODAS» EM DESTAQUE EM CONGRESSO INTERNACIONAL

.

O projeto «Desporto Escolar Sobre Rodas» esteve em destaque no 1ª Congresso Internacional da Mobilidade Escolar Sustentável, promovido pelo Município de Ílhavo, nos dias 27 e 28 de outubro e realizado na Fábrica das Ideias na Gafanha da Nazaré.

Sob o tema "Da escola para a comunidade, da comunidade para a escola", a Direção-geral da Educação e o Desporto Escolar estiveram representados por Rui Fonseca (coordenador do projeto «DE Sobre Rodas» e participante ativo nos grupos de trabalho para a Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa e Clicável (ENMAC)). Neste âmbito, Rui Fonseca abordou os aspetos estratégicos do projeto atrás referido e partilhou os indicadores associados ao seu desenvolvimento desde a sua criação em 2019. Destacou ainda as diferentes atividades e boas práticas levadas a cabo nas escolas no sentido da utilização da bicicleta no meio escolar. Por último, o enfoque centrou-se nas projeções e desafios para o futuro do »DE Sobre Rodas».

Neste Congresso, esteve também presente Liberto Reis, Coordenador Técnico do "DE Sobre Rodas", explicando a organização e os objetivos do projeto, realçando o "Modelo Pedagógico" e o seu instrumento fundamental - o Manual de Apoio ao Professor e ao Técnico Especializado "Pedala da Escola para a Vida" .

Durante dois dias foram partilhados e debatidos temas relativos ao conceito de mobilidade escolar sustentável, com a apresentação de alguns dos modelos escolares existentes em Portugal, privados e institucionais, dando especial relevo à mobilidade clicável, com a promoção e uso da bicicleta como grande referencial.