Notícia
DESPORTO ESCOLAR APOSTA NA CAPACITAÇÃO DOCENTE COM MAIS DE 20 AÇÕES DE FORMAÇÃO

Realizou-se, entre os dias 1 e 4 de julho, em Moura e Serpa, a IX Semana Nacional de Formação do Desporto Escolar, iniciativa que contou com a participação de cerca de 800 professores de Educação Física e do Desporto Escolar de todo o país.
Este evento formativo, de periodicidade anual, constitui-se como um dos momentos mais relevantes no calendário do Desporto Escolar, tendo como principal objetivo o reforço da capacitação docente para uma intervenção pedagógica qualificada nas práticas desportivas escolares. A presente edição mobilizou 36 formadores, oriundos de diversas áreas, que conduziram os participantes por um programa multidisciplinar e abrangente.
A organização foi assegurada em articulação com o Centro de Formação Contínua de Associação de Escolas Margens do Guadiana, com as Federações Desportivas das diferentes modalidades e com o apoio institucional das Câmaras Municipais de Moura e Serpa . O programa integrou 20 cursos de formação, abordando temáticas que vão desde o planeamento estratégico até às didáticas específicas de múltiplas modalidades desportivas.
A sessão de abertura contou com a presença do Diretor-Geral da Educação David Sousa, da Subdiretora- Geral da Educação, Eulália Alexandre, do Presidente da Câmara Municipal de Moura, Álvaro Azedo e do Presidente da Câmara Municipal de Serpa, João Palma, bem como de representantes do Ministério da Educação, de federações e organizações desportivas.
Ao longo dos restantes dias, os docentes participaram em cursos de formação em diversas modalidades: Andebol, Atividades Rítmicas Expressivas, Atletismo, Badminton, Basquetebol, Canoagem, Corfebol, Desportos Adaptados, DE Sobre Rodas, Ginástica, Frisbee, Futsal, Kin-Ball, Natação, Padel, Patinagem, Remo, Ténis de Mesa, Voleibol e Planeamento Estratégico.
O balanço final da IX Semana Nacional de Formação do Desporto Escolar é amplamente positivo, tendo sido reconhecido pelos participantes como uma experiência formativa de elevado valor, com impacto direto na melhoria das práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas.