DESPORTO ESCOLAR EM EVIDÊNCIA EM CONGRESSO INTERNACIONAL

.

No 2º Congresso Internacional da Mobilidade Escolar Sustentável, com o tema "DESAFIOS URBANOS: Gerações & Ativismo", promovido pelo Município de Óbidos entre os dias 1 e 3 de outubro, a Direção-Geral da Educação e o Desporto Escolar estiveram em grande destaque pela sua atuação na promoção da mobilidade ativa e sustentável nas escolas.

Representado por Rui Fonseca, o projeto «DE Sobre Rodas» foi abordado no painel "Projetos & Soluções | Ministério da Educação", onde foram discutidas as estratégias e impactos desde a sua criação em 2019.

O coordenador do projeto, Rui Fonseca, destacou os progressos alcançados com a utilização da bicicleta no meio escolar, e partilhou indicadores de sucesso que evidenciam o impacto positivo nas escolas. Além disso, lançou uma nova vertente do projeto, que, neste ano letivo, irá focar-se também na mobilidade ativa pedonal, ampliando as suas ações para além do uso da bicicleta.

Apresentou ainda, as cinco estratégias que o Ministério da Educação está a implementar em várias escolas do país, sublinhando o compromisso em contribuir para a transição para uma mobilidade ativa e sustentável. Estas políticas públicas e educativas reforçam o papel das escolas como agentes de mudança no contexto da mobilidade.

Ao longo do congresso, foram debatidos vários projetos e iniciativas de diferentes entidades, desde o setor educativo até movimentos civis e privados, com especial ênfase na promoção da bicicleta e da mobilidade clicável como pilares fundamentais da mobilidade sustentável.