Notícia
DESPORTO ESCOLAR "INVADE" COIMBRA

A cidade de Coimbra foi palco de uma das mais emblemáticas provas do Desporto Escolar, o Corta-Mato Nacional Escolar, que decorreu no dia 15 de fevereiro no Praça da Canção. O evento reuniu cerca de 1.000 alunos, acompanhados por 300 professores, representantes das coordenações regionais do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve e da região autónoma dos Açores.
Os participantes chegaram a esta fase após terem sido apurados em centenas de competições realizadas em todo o território nacional, abrangendo as fases de Escola, Locais e Regionais, num universo que mobilizou aproximadamente 220.000 alunos.
As atividades iniciaram-se a 14 de fevereiro com a receção e acreditação das comitivas na Escola Secundária D. Duarte, seguindo-se um passeio que encheu as ruas de Coimbra, num percurso pela baixa conimbricense especialmente preparado para os participantes conhecerem a fantástica "Cidade dos Estudantes".
A sessão de abertura, realizada às 9h30 na Praça da Canção, destacou-se pela alegria, cor, música e coreografias envolventes, proporcionados pela “Martuna” e pelos “Urban DC”, contagiando alunos, professores, familiares e convidados.
Um dos momentos mais marcantes foi a entoação do hino nacional, criando uma atmosfera de forte sentimento e brio patriótico. Seguiram-se as intervenções protocolares do Diretor-Geral dos Estabelecimentos Escolares, João Gonçalves, e da Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Coimbra, Ana Cortez Vaz, que sublinharam a importância do Desporto Escolar e a parceria estabelecida para a concretização deste evento na cidade, enaltecendo também o papel essencial das escolas e dos professores na promoção da prática desportiva.
A competição decorreu no sábado, 15 de fevereiro, e, apesar das condições meteorológicas adversas previstas, o tempo foi manteve-se sem chuva permitindo que a prova se realizasse sem interrupções. As provas arrancaram por volta das 10h30, abrangendo os escalões de Infantis B, Iniciados e Juvenis, tanto nos géneros masculino e feminino como na categoria de Limitações Funcionais.
Ao longo das competições, os alunos demonstraram elevado nível de compromisso e qualidade competitiva, destacando-se pelo fair play e pelo respeito à ética desportiva.
A cerimónia de entrega de prémios contou com a presença de diversas personalidades, incluindo o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Lopes, e elementos do Ministério da Educação, como José Carlos Sousa (DGE) e Cristina Oliveira (DGEstE), além das coordenações regionais e locais do Desporto Escolar. Também estiveram presentes o vice -presidente da Federação de Atletismo, Paulo Guerra, a presidente da Confederação das Associações de Pais, Mariana Carvalho, o presidente da Federação Portuguesa de Desporto de Desporto para Pessoas com Deficiência, Fausto Pereira, e o presidente da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra, João Pontes.
O Corta-Mato Nacional Escolar foi organizado pela Direção-Geral da Educação e pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, através da estrutura do Desporto Escolar, contando com mais de 100 professores, cerca de 140 alunos voluntários e centenas de funcionários dos agrupamentos de escolas que contribuíram para o sucesso do evento.
A edição de 2025 teve ainda o imprescindível apoio da Câmara Municipal de Coimbra, das autoridades de segurança e da proteção civil do concelho. Com o encerramento do evento, a organização considera que os objetivos foram plenamente alcançados e que o balanço é extremamente positivo, reforçando a importância do Desporto Escolar na formação integral dos alunos.
𝗖𝗹𝗮𝘀𝘀𝗶𝗳𝗶𝗰𝗮çõ𝗲𝘀 𝗖𝗼𝗿𝘁𝗮-𝗠𝗮𝘁𝗼 𝗡𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗘𝘀𝗰𝗼𝗹𝗮𝗿 𝟮𝟬𝟮𝟱 : https://bit.ly/4hCYoHZ