DESPORTO ESCOLAR PRESENTE EM CONFERÊNCIA DO CONSELHO DA EUROPA

.

A 18.ª Conferência do Conselho da Europa dos Ministros responsáveis pelo Desporto decorreu no Porto, de 8 a 10 de outubro de 2024.

Entre os presentes, esteve Rui Menezes Machado, da Coordenação Nacional do Desporto Escolar, que participou a convite do Sr. Ministro dos Assuntos Parlamentares, Pedro Duarte, e do Sr. Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias.

A sua presença sublinhou a importância do Desporto Escolar no contexto das discussões sobre a governação desportiva.

Organizada pelo EPAS (Acordo Parcial Alargado sobre o Desporto) em cooperação com o Governo de Portugal, a Conferência reuniu representantes de 50 países, incluindo membros do Conselho da Europa, do EPAS e signatários da Convenção Cultural Europeia.

Com o tema "Governação e governança no desporto: Apoiar uma nova abordagem que corresponda à sua importância social", a Conferência focou-se no reforço da cooperação e transparência no setor.

Durante o evento, foram debatidas estratégias para uma gestão desportiva mais transparente, ética e eficaz, reforçando a integridade no desporto.

A participação de Rui Menezes Machado destacou a relevância do Desporto Escolar no desenvolvimento de políticas desportivas que promovam a inclusão e a formação de jovens através do desporto.