Entrega de Bicicletas no Agrupamento de Escolas Diogo Macedo, em Vila Nova de Gaia

Realizou-se mais uma entrega de bicicletas, efetuada no âmbito do investimento do PRR/SUAVA e do projeto «DE sobre rodas», desta vez no Agrupamento de Escolas Diogo Macedo, em Vila Nova de Gaia, no dia 5 de dezembro.

Esta cerimónia contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Correia, do Secretário de Estado da Educação, António Leite, do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Eduardo Rodrigues, do Coordenador Nacional do Desporto Escolar, Rui Carvalho e de outras personalidades, representantes da Educação, do Desporto, da Autarquia e ds comunidade local.

Com o projeto «DE sobre rodas», temos cada vez mais crianças a aprender a andar de bicicleta nas Escolas, sendo que neste sentido, até ao final de 2024, cerca de 17.800 bicicletas e respetivos capacetes vão estar disponíveis em 863 estabelecimentos de ensino com o 2º ciclo de ensino básico. Na região Norte serão abrangidas 307 escolas com 6.370 bicicletas e capacetes.

O projeto «DE sobre rodas» surgiu em 2019 para dar resposta aos contributos do Desporto e da Educação para a Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável 2020-2030 (ENMAC). Esta estratégia assenta na urgente necessidade de mudança de comportamentos da população escolar para a mobilidade sustentável e responsável, nomeadamente, garantindo que todas as crianças possam, na sua escola, aprender a pedalar em segurança, potenciando esta forma de mobilidade ativa e suave, bem como promovendo uma cidadania rodoviária no uso partilhado e responsável do espaço público.

(mais informações podem ser consultadas aqui)