Notícia
FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ÂMBITO DO PROJETO «DE SOBRE RODAS»
O projeto "Desporto Escolar Sobre Rodas", promovido no âmbito do Programa Nacional do Desporto Escolar, tem assumido um papel cada vez mais importante no contexto escolar, tendo como objetivo prioritário a intervenção junto da população escolar, educando as gerações presentes e futuras para a mobilidade sustentável, nomeadamente, para uma mobilidade ativa ciclável, assim como, para a promoção da segurança e da cidadania no uso partilhado e responsável do espaço público.
Neste contexto e considerando a importância que os recursos humanos têm no desenvolvimento deste projeto, a Direção-geral da Educação, através da Divisão do Desporto Escolar, vai promover o desenvolvimento de um programa de formação, intitulado "Desporto Escolar Sobre Rodas: Implementação e desenvolvimento do projeto", dirigido para os professores dos grupos de recrutamento 260 e 620, com vista a capacitar este segmento-alvo para a implementação pedagógica e técnica do projeto referido. Este plano formativo é fundamental e tem como principais objetivos, assegurar que os professores continuem a adquirir o conhecimento e capacidade de intervir no domínio da literacia velocipédica, dotando-os de competências que facilitem a implementação do projeto em causa.
Este programa de formação é desenvolvido em parceria com a Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE) e o Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT) e será constituído, numa primeira fase, por sete cursos de formação (com 25 horas cada, modelo presencial), duas na região norte, uma na região Centro, duas em Lisboa e Vale do Tejo, uma no Alentejo e outra no Algarve, os quais vão decorrer até ao final do presente ano letivo. Esta primeira fase terá ainda como objetivo a criação de uma bolsa de formadores, que irá suportar o desenvolvimento do programa formativo em causa, para a sua segunda fase, que decorrerá no próximo ano letivo.
Pretende-se ainda que estes cursos de formação tenham como objetivos específicos: alinhar os projetos de escola com a Estratégia Nacional da Mobilidade Ativa Ciclácel (ENMAC) e com o Programa Estratégico do Desporto Escolar 21-25; implementar os eixos de atuação e as dinâmicas velocipédicas, no ambiente escolar; e ainda, planear e implementar as ações integradas no projeto «DE Sobre Rodas», alinhado com o modelo pedagógico definido para o efeito e que se encontra editado no Manual de Apoio ao Professor: “PEDALA! DA ESCOLA PARA A VIDA” (atualmente em formato digital).
O plano de formação em causa e previsto até ao final do presente ano letivo, terá o seu início no próximo dia 17 de março, com os dois primeiros cursos, os quais vão decorrer em Braga, no Agrupamento de Escolas D. Maria II e em Lisboa e Vale do Tejo, no Agrupamento de Escolas do Forte da Casa, para os quais as inscrições estarão abertas durante o período de 6 a 10 de março do corrente, sendo que as informações mais detalhadas sobre estes cursos estarão disponíveis na página de internet do Desporto Escolar, na área de formação. Cada curso terá um limite de 30 vagas e contará respetivamente, com o apoio dos Centros de Formação, Braga Sul (Norte) e Infante D. Pedro (Lisboa / Alverca).