MEGA SPRINTER NACIONAL EM LOUSADA – DIAS 19 E 20 DE ABRIL

.

Cerca de 800 alunos participam no XVIII Mega Sprinter, final nacional, que decorre em Lousada, nos dias 19 e 20 de abril, sexta-feira e sábado.

O Mega Sprinter Nacional é uma importante prova do calendário desportivo anual do Programa Nacional do Desporto Escolar, desenvolvida em parceria com a Federação Portuguesa de Atletismo, com o objetivo de promover a prática do Atletismo, nas disciplinas de velocidade (40 m), lançamento de Vortex e adaptado (de precisão), salto em comprimento e resistência (1 km).

Na edição de 2024, na fase de Escola participaram mais de 100.000 alunos, dos quais cerca de 10.000 competiram nas fases local e regional. Deste modo, em Lousada, estão alunos oriundos de todas as regiões do país, incluindo da Região Autónoma dos Açores.

Para além dos jovens atletas finalistas, juntam -se cerca de 200 professores (que acompanham as delegações e que participam na organização das provas), aproximadamente 100 alunos voluntários, mais de seis dezenas de assistentes operacionais das diversas escolas envolvidas e, ainda, um universo alargado de pessoas oriundas da autarquia, forças de segurança e proteção civil e da Federação Portuguesa de Atletismo, as quais asseguram o apoio especializado nos diferentes âmbitos de intervenção.

As provas ocorrem no Estádio Municipal de Lousada. No dia 19 de abril, para além da receção das comitivas, realiza-se pelas 20h30 a cerimónia de abertura, seguindo- se a primeira jornada da competição, a partir das 21h00. No dia 20 de abril, a partir das 8h30, a competição será retomada, com a 2ª jornada, esperando-se assim uma manhã muito animada e de elevada competitividade.

Os atletas Cláudia Ferreira (Lançamento do Dardo) e Miguel Monteiro (Lançamento do Peso F40), ambos atletas internacionais, serão os “padrinhos” do XVII Mega Sprinter.

Será ainda promovida, pela Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP), uma atividade de sensibilização, no âmbito da “Semana Europeia do Desporto Limpo”, visando a promoção de valores desportivos limpos e educação antidopagem em todos os níveis do desporto e de forma inclusiva.

Esta competição resulta de uma organização conjunta entre a Direção-Geral da Educação (através da Coordenação Nacional do Desporto Escolar), a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (com o envolvimento direto da Coordenação Regional do Desporto Escolar do Norte) e da Federação Portuguesa de Atletismo, contando ainda com o importante apoio da Câmara Municipal de Lousada.

ASSISTA, EM DIRETO, A TODO O EVENTO, EM:

Uma imagem com padrão, quadrado, píxel, puzzle de palavras-cruzadas

Descrição gerada automaticamente

youtube.com/@DGEstEMinisteriodaEducacao

CONSULTE TODA A INFORMAÇÃO EM:

Uma imagem com padrão, coser

Descrição gerada automaticamente