POMBAL ACOLHEU TAÇA DESPORTO ESCOLAR UNICEF

.

Projeto desportivo escolar diferenciador termina com sucesso

A chuva ameaçou estragar a festa, mas a verdade é que a VII Taça do Desporto Escolar UNICEF, realizada em Pombal, foi um sucesso a todos os níveis, tendo proporcionado uma jornada com excelente competitividade e muita animação. Contou com a participação de cerca de 500 alunos e mais de 80 professores que acompanharam as comitivas vindas de norte a sul do país, para competirem neste encontro nacional nas modalidades de Badminton, Futebol, Ginástica e Voleibol, sob o lema "ganha a turma, ganha a escola".

Esta competição diferenciadora permite a promoção da prática desportiva num clima de grande companheirismo, destacando-se o facto de que cada equipa participante compete de forma combinada nas 4 modalidades, obtendo a sua classificação final em consequência do conjunto dos resultados obtidos em cada das provas, das diferentes modalidades, gerando assim o desenvolvimento de competências como a cooperação e o sentido de compromisso entre todos.

Este projeto do Desporto Escolar, dirigido para os alunos do 7º ano de todos os estabelecimentos escolares, contou com o apoio da UNICEF Portugal, do IPDJ, da Câmara Municipal de Pombal, do CNID (Associação dos Jornalistas de Desporto) e das Federações que tutelam o desenvolvimento das modalidades desportivas que o compõem. Este evento contou ainda com a colaboração de entidades locais, como da Junta de Freguesia de Pombal, do Instituto Politécnico de Leiria e dos Agrupamentos Escolares locais.

No final, foi a Escola Secundária Raul Proença, de Caldas da Rainha, a conquistar o primeiro lugar, seguida da Escola Básica Jacinto Correia, de Lagoa e da Escola Secundária du Bocage, de Setúbal, que obtiveram, respetivamente o 2º e o 3º lugar.

Entretanto, no primeiro dia desta Taça do Desporto Escolar / UNICEF, realizou-se a cerimónia de abertura, que contou com várias intervenções, nomeadamente de João Gonçalves, Diretor-Geral dos Estabelecimentos Escolares que agradeceu aos professores e técnicos o empenho, à autarquia o apoio, bem como à UNICEF Portugal, por se associar ao Ministério da Educação neste grande projeto, na partilha de valores comuns e na importância dada à educação dos mais jovens. Por sua vez, Francisca Magano, Diretora de Políticas de Infância e Juventude na UNICEF Portugal, começou por felicitar "todos os que chegaram a esta fase final", enaltecendo que "já são vencedores". Destacou ainda a importância do desporto na promoção do bem-estar e da felicidade de crianças e jovens e centrou o papel da UNICEF na defesa dos direitos das crianças. Francisca Magano fechou a sua intervenção afirmando que "a UNICEF existe para que as crianças e os jovens sejam felizes! Por último, o presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão dos Santos, deu as boas-vindas a todos os alunos e professores que enchiam a Praça do Marquês do Pombal, esperando que este evento seja único e inesquecível na vida de todos, apelando que usufruíssem da cidade de Pombal e cimentassem amizades e valores. Neste seguimento, afirmou que é um “orgulho receber este evento no Município de Pombal".

No dia principal do evento, os alunos para além de competirem entre si nas quatro modalidades deste torneio, tiveram a oportunidade de experimentar as diversas atividades proporcionadas pela organização, entre as quais o "espaço "mindfulness" dinamizado pela UNICEF Portugal no âmbito do projeto "saúde mental nos jovens". De fato e neste contexto, a UNICEF Portugal, em colaboração com a Direção Geral de Educação - Desporto Escolar, aplicou entre março e abril últimos, um inquérito a 626 crianças entre os 12 e os 13 anos (alunos do 7º ano), participantes na da Taça do Desporto Escolar /UNICEF, para compreender o impacto que as atividades desportivas têm no seu bem-estar emocional e psicológico, tendo as respostas sido muito esclarecedoras - "98% das crianças auscultadas considera que o desporto as faz sentir bem", argumento este que que sustenta a importância da prática desportiva regular, sobretudo no contexto escolar, onde o Desporto Escolar assume um papel fundamental.

No que concerne às competições propriamente ditas foi notório o excecional empenho demonstrado pelos jovens alunos, sendo de destacar o clima de permanente fair play e respeito entre todos, o são convívio entre todos e ainda o espírito de amizade que emergiu ao longo dos dois dias do evento. Para os alunos auscultados, a Taça do Desporto Escolar / Unicef foi uma oportunidade "espetacular" e que "não será esquecida" e para a organização "é o resultado do excelente trabalho desenvolvido nas Escolas e pelos respetivos professores que colocam os alunos no centro de todos os objetivos".

Termina assim mais um evento nacional do Desporto Escolar, cujo resultado não se esgota neste evento realizado em Pombal. Desde o início do ano letivo, o projeto Taça do Desporto Escolar envolveu nas diferentes fases da competição (fase Escola,  Local e Regional), cerca de 15.700 alunos do 7º ano, distribuídos por 628 turmas oriundas de 105 escolas, resultados estes que comprovam a afirmação do projeto e o seu enorme potencial, sobretudo pela sua originalidade competitiva.

O programa completo, as classificações e mais informações podem ser consultadas em:

TAÇA DESPORTO ESCOLAR unicef 2023 (padlet.com)

TAÇA DESPORTO ESCOLAR unicef 2023

Pombal | 2 e 3 de junho