Main section

Notícia

 PONTE DE SOR ACOLHEU TAÇA DESPORTO ESCOLAR UNICEF

.

A VII Taça do Desporto Escolar UNICEF, realizada em Ponte de Sor, foi um sucesso a todos os níveis, tendo proporcionado uma jornada com excelente competitividade e muita animação. Contou com a participação de cerca de 500 alunos e de 75 professores que acompanharam as comitivas vindas de norte a sul do país, para competirem neste encontro nacional nas modalidades de Badminton, Futebol, Ginástica e Voleibol, sob o lema "ganha a turma, ganha a escola". 

Esta competição diferenciadora permite a promoção da prática desportiva num clima de grande companheirismo, destacando-se o facto de que cada equipa participante compete de forma combinada nas 4 modalidades, obtendo a sua classificação final em consequência do conjunto dos resultados obtidos em cada das provas, das diferentes modalidades, gerando assim o desenvolvimento de competências como a cooperação e o sentido de compromisso entre todos.

Este projeto do Desporto Escolar, dirigido para os alunos do 7º ano de todos os estabelecimentos escolares, contou com o apoio da UNICEF Portugal, da Câmara Municipal de Ponte de Sor, do CNID (Associação dos Jornalistas de Desporto) e das Federações que tutelam o desenvolvimento das modalidades desportivas que o compõem. Este evento contou ainda com a colaboração de entidades locais, do Instituto Politécnico de Portalegre e do Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor.

No final, foi a Escola Secundária Poeta António Aleixo, de Portimão, a conquistar o primeiro lugar, seguida do Agrupamento de Escolas Rio Arade, de Lagoa e do Agrupamento de Escolas Raul Proença, de Caldas da Rainha , que obtiveram, respetivamente o 2º e o 3º lugar. 

 Entretanto, no primeiro dia desta Taça do Desporto Escolar / UNICEF, realizou-se a cerimónia de abertura, que contou com várias intervenções, nomeadamente de João Gonçalves, Diretor-Geral dos Estabelecimentos Escolares, de Mónica Pacheco, representante da UNICEF Portugal e do Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, Hugo Hilário, os quais foram unânimes no que diz respeito à importância do Desporto Escolar para a promoção dos valores do espírito desportivo, da inclusão e da defesa dos direitos das crianças.

No dia principal do evento, os alunos para além de competirem entre si nas quatro modalidades deste torneio, tiveram a oportunidade de experimentar as diversas atividades proporcionadas pela organização, entre as quais um mural dinamizado pela UNICEF Portugal no âmbito do projeto "saúde mental nos jovens", e que visava sensibilizar os jovens para este tema, tendo tido bastante adesão por parte dos alunos. 

No que concerne às competições propriamente ditas foi notório o excecional empenho demonstrado pelos jovens alunos, sendo de destacar o clima de permanente fair play e respeito entre todos, o são convívio entre todos e ainda o espírito de amizade que emergiu ao longo dos dois dias do evento. Para os alunos auscultados, a Taça do Desporto Escolar / Unicef foi uma oportunidade "espetacular" e que "não será esquecida" e para a organização "é o resultado do excelente trabalho desenvolvido nas Escolas e pelos respetivos professores que colocam os alunos no centro de todos os objetivos". 

Termina assim mais um evento nacional do Desporto Escolar, cujo resultado não se esgota neste evento realizado em Ponte de Sor.

Desde o início do ano letivo, o projeto Taça do Desporto Escolar envolveu nas diferentes fases da competição (fase Escola,  Local e Regional), cerca de 17.216 alunos do 7º ano, distribuídos por 761 turmas oriundas de 109 escolas, resultados estes que comprovam a afirmação do projeto e o seu enorme potencial, sobretudo pela sua originalidade competitiva.