PORTUGAL E O DESPORTO ESCOLAR REPRESENTADOS NA ISF GYMNASÍADE 2024 - BAHRAIN

.

Portugal, como país membro da International School Sport Federation (ISF), esteve representado na ISF Gymnasíade 2024, que se encontra a decorrer no Bahrain, entre 21 e 31 de outubro.

A delegação portuguesa incluiu o Coordenador Nacional do Desporto Escolar, Rui Menezes Machado, e os membros da Coordenação Nacional, Rui Fonseca e Sandra Monteiro, com participação em diferentes contextos deste evento internacional.

Rui Menezes Machado e Rui Fonseca participaram nos trabalhos da Assembleia Geral da European School Sport Federation (ESSF), que se realizou em 22 de outubro.

Este encontro contou com a presença de representantes de 16 países membros, além de dois países observadores. Entre os principais pontos discutidos na reunião, destacaram-se a entrada de novos países membros, como a Bélgica e a Finlândia, a aprovação da ata da Assembleia de 2023, e o relatório de contas para os anos de 2023 e 2024. Também foi lançada a previsão orçamental para 2025 e discutida a calendarização de eventos desportivos para o próximo ano.

No dia 23 de outubro, Rui Menezes Machado e Rui Fonseca asseguraram a participação de Portugal e do Desporto Escolar na Assembleia Geral da International School Sport Federation (ISF), que reuniu 92 países membros.

Entre os principais temas abordados, houve um destaque especial para a demissão do ex-presidente Laurent Petrynka, de França, e a reorganização estrutural da ISF, com um novo organograma e a designação de Youssef Belqasmi, de Marrocos, como presidente interino até às próximas eleições, agendadas para abril de 2025.

A referida Assembleia aprovou ainda, o relatório de contas de 2024 lançando a previsão orçamental para 2025, e abordou a revisão dos estatutos devido à transferência da sede da ISF de Bruxelas para Lausanne, na Suíça. Além disso, foram realizadas eleições para o cargo de Presidente do Continente da Oceania e para Assessor do Comité Executivo da ISF, tendo sido eleito Constantin Caliman, da Roménia.

Sandra Monteiro, também membro da Coordenação Nacional, desempenhará um papel fundamental no evento ISF Gymnasíade 2024, , integrando o Comité Desportivo da Natação, onde colabora na organização das competições da modalidade que decorrem até dia 31 de outubroo.

A presença de Portugal e do Desporto Escolar neste evento internacional, reveste-se de fundamental importância no que concerne à cooperação internacional para promoção de atividades desportivas entre jovens estudantes.