Prova de escalada em Lisboa

aluno a fazer escalada indoor

No passado dia 29 de março, teve lugar a primeira competição de escalada de Desporto Escolar, do quadro competitivo Inter CLDE  Lisboa Cidade e LOVFX.

Estiveram  presentes 44 alunos, de todos os escalões, pertencentes a 5 escolas:

Colégio José Álvaro Vidal – Fundação CEBI

Colégio Pina Manique – Casa Pia de Lisboa

Liceu Francês Charles Lepierre

Escola Secundária de Caneças

Escola EB 2,3 Piscinas

A organização da prova ficou a cargo do professor Francisco Galvão da Escola Secundária de Caneças e da Prof. Kathy Louveau do Liceu Francês Charles Lepierre.

A competição desenvolveu-se na EAE da 7FUN, localizada no UBBO, Amadora, sendo esta a única Estrutura de Escalada do país dotada de Parede de Escalada de Velocidade. Para além desta característica ímpar, a parede de Escalada de Dificuldade também se assume como uma referência no território nacional, pelos seus 15 metros de altura e pelo facto de ser totalmente coberta.

A Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP) foi parceira na organização da iniciativa, contribuindo com Recursos Humanos, Técnicos e Logísticos.

A organização desta prova na EAE da 7FUN foi possível graças ao Protocolo estabelecido entre a FCMP e a DGE-Desporto Escolar que, entre outros desígnios, permite colocar as melhores estruturas do país ao dispor dos alunos.

Durante a competição foi ainda possível aos alunos juvenis e juniores levarem a cabo uma atividade de experimentação de escalada de velocidade. Os Alunos mais novos, pertencentes aos escalões infantis e iniciados, poderam divertir-se nas estruturas de Clip ‘n Climb que permitem a prática da modalidade de uma forma lúdica e recreativa.

“isto é a coisa mais divertida que eu já fiz… e eu gosto muito de vídeo jogos” – testemunho de um aluno do Liceu Francês Charles Lepierre

Na prova esteve presente Carlos Vieira, Diretor Geral da FCMP e Rui Silva da Coordenação Local do Desporto Escolar de Lisboa Cidade.