Ginástica

A Ginástica é a atividade perfeita para o desenvolvimento da Alfabetização Física, permitindo que pessoas de todas as idades se movam com confiança e eficiência, em qualquer ambiente que apresente um desafio físico.

Neste sentido, pretende-se que a Ginástica no Desporto Escolar, possa atender às necessidades específicas do desenvolvimento de TODOS.

Partimos do objetivo principal de que todos se DIVIRTAM, adquiram melhor APTIDÃO FÍSICA e que aprendam os FUNDAMENTOS da ginástica.

Entende-se que a Ginástica é:

• a base de todos os desportos, pois exige uma gama completa de atributos físicos e mentais, bem como a combinação de precisão técnica, artística e de criatividade;
  • fundamental para a educação, para a diversão, para a recreação, para a competição, para a excelência e para a superação pessoal;
  • um desporto multidisciplinar e inclusivo.

Apostamos numa Ginástica com FUTURO, pensada para ultrapassar os problemas do passado e vencer os desafios do presente.

Pretende-se com a oferta desportiva existente: Ginástica Aeróbica, Artística, de Grupo, Acrobática, Urbana, Rítmica, de Trampolins, que TODOS possam ter sucesso na Ginástica.

A Ginástica está organizada em 3 níveis competitivos:

1. Nível Introdutório – O desenvolvimento das atividades neste nível é realizado através da execução de Circuitos Gímnicos. Estes, são elaborados como Jogos de Equipa, com a solicitação de capacidades de aptidão física e fundamentos gímnicos.
  2. Nível Elementar – Competições formais de participação a nível local;
  3. Nível Avançado – Competições formais de participação a nível local, regional e nacional.

Como recursos de apoio à atividade "Ginástica no Desporto Escolar", poderá consultar as seguintes ligações:

Bem-vindos ao Mundo Mágico da Ginástica no Desporto Escolar!

Cinco alunas a realizar um esquema de ginástica rítmica