Golfe

A consideração de que o Golfe é um jogo escocês resulta da enorme popularidade que este atingiu entre os habitantes da Escócia, e foram dois fatores a contribuir para o êxito do jogo: o tempo livre que as tripulações dos navios dispunham para o praticar e as condições naturais dos terrenos arenosos do leste da Escócia, os conhecidos links escoceses.

O Golfe foi difundido no continente Europeu pelos emigrantes escoceses e ingleses que, ao chegar aos seus destinos, procuravam criar um clube e obter um terreno para construir o seu campo de golfe.

Assim, aconteceu em Portugal em fins do Séc. XIX. A colónia inglesa, que vivia no Porto, e se dedicava à produção e comércio do vinho do Porto, introduziu o Golfe em Portugal ao criar, em 1890, em Espinho, o Oporto Niblicks Club. Em Lisboa, são os funcionários britânicos das companhias de telefones e dos transportes ferroviários que fundam, em 1922, o Lisbon Sports Club, hoje sediado em Belas.

O Golfe é jogado numa vasta área de terreno, com vários obstáculos naturais, como dunas, areais, lagos e árvores. O objetivo consiste em introduzir a bola nos 18 buracos do campo com o menor número de tacadas possível.

O Golfe tem características educativas relevantes no contexto da aprendizagem escolar. A modalidade encerra valores pedagógicos essenciais para os jovens e proporciona o desenvolvimento de muitas competências e recursos, em vários planos.

A sua prática desenvolve a destreza, a coordenação, a precisão gestual e a velocidade de execução e reação, bem como desenvolve a tomada de decisão, a antecipação, a apreciação de trajetórias, a análise de jogo e a elaboração de uma estratégia. Tendo em conta as particularidades do Golfe, este promove nos jovens a motivação, a gestão da oposição e dos resultados, a cooperação com os outros e o autocontrolo.

Simultaneamente, a prática do Golfe, promove o respeito pelas regras e intervenientes, a valorização do trabalho e do esforço individual e coletivo e a inclusão.

Consulte os instrumentos pedagógicos seguintes:

praticar golf