Main section

Modalidade

Futebol de Praia

O Futebol de Praia é um desporto que tem vindo a crescer de ano para ano, conseguindo cada vez mais adeptos e praticantes.  Tem as suas próprias especificidades, que favorecem o futebol espetáculo e de ataque, o que o torna bastante atrativo.

Foi em 1992, em Los Angeles, na Califórnia, que nasceu o Futebol de Praia, ao ser organizado um campeonato piloto da modalidade. O primeiro campeonato profissional surgiu logo no ano seguinte, na costa atlântica dos EUA, em Miami, tendo sido disputado entre as equipas do Brasil, dos EUA, da Itália e da Argentina.

No ano de 1995, no Rio de Janeiro, realizou-se o primeiro Campeonato Mundial de Futebol de Praia. Com base no sucesso desse evento, os organizadores começaram a trabalhar na divulgação da nova modalidade e criaram o Pro Beach Soccer Tour. O Campeonato Mundial continuou a ser realizado todos os anos, no Brasil, de forma não oficial, sendo a edição de 2004 a última a ser disputada nestas condições.

Em 1997, Portugal deu um passo decisivo no Futebol de Praia ao assumir a organização do Mundialito de Futebol de Praia. Esta competição, que sempre funcionou como uma versão mais pequena e simplificada do campeonato do mundo, rapidamente se tornou parte integrante do calendário internacional, sendo disputada todos os anos em Portugal, primeiro na Figueira da Foz, depois em Portimão, a partir de 2005.