Main section

Modalidade

Skate

A história do Skate leva-nos à década de 60, época em que um grupo de surfistas da Califórnia (EUA) teve a ideia de criar algo semelhante às pranchas de surf para ser usado no chão durante as épocas do ano em que não era possível fazer surf com qualidade devido à maré baixa. Assim surgiu: o sidewalk surf.

Por volta de 1965, os primeiros skates começaram a ser vendidos, contudo, eram bem diferentes do que vemos atualmente (eram compostos por uma grande prancha reta com quatro rodas pequenas e não havia nem a parte dianteira, nem a traseira - nose e tail, respetivamente).

Nos anos 70, o skate teve importantes evoluções. A primeira delas foi a adoção das rodas de uretano que tornou o skate muito mais veloz. Este skate foi desenvolvido pelo norte-americano Frank Naswortly. Complementarmente, outro acontecimento contribuiu para a evolução do skate nos Estados Unidos - o racionamento de água fez com que muitos americanos esvaziassem suas piscinas. Foi nestas "piscinas vazias" que o skateboarding ganhou grande impulso, uma vez que as mesmas, por serem arredondadas, pareciam ser ideais para a prática do skate vertical.

A década de 80 foi também foi muito importante para o skate, uma vez que 2 dos maiores nomes deste desporto surgiram nessa época:

-  Rodney Mullen, foi um dos grandes revolucionários da modalidade, já que a grande maioria das manobras que existem atualmente, ou são de sua criação ou são derivadas de sua criatividade;

- Tony Hawk, que vingou pela sua ousadia para enfrentar desafios cada vez mais difíceis, sendo-lhe atribuído o título de maior skatista de todos os tempos.