Modalidade

Voleibol

O Voleibol nasceu em 1895, através do americano William C. Morgan, quando lhe solicitaram a criação de um jogo que pudesse ser jogado pelos mais velhos, menos cansativo que o basquetebol. A primeira bola usada no voleibol foi uma câmara de bola de Basquetebol, mas era muito pesada e por esse motivo, W. Morgan solicitou a uma firma, uma bola que fosse mais apropriada para as caraterísticas pretendidas. Depois da primeira demonstração do jogo, o Voleibol espalhou-se por Springfield e por outras cidades de Massachusetts e Nova Inglaterra.

O primeiro artigo sobre o jogo apareceu publicado no número de julho de 1896 do Physical Education. O seu autor, J. Y. Cameron, de Nova Iorque, escreveu: "O Voleibol é um novo jogo, exatamente apropriado para o ginásio, mas que também pode ser praticado ao ar livre. Qualquer número de pessoas pode praticá-lo. O jogo consiste em conservar a bola em movimento sobre uma rede alta, de um lado para o outro, e apresenta assim, as características dos outros jogos, como o ténis e o andebol".

A Federação Internacional de Voleibol (FIVB), foi fundada em 20 de abril de 1947, em Paris, França, sendo o primeiro presidente Paul Libaud e fundadores, os seguintes países: Brasil, Bélgica, Egipto, França, Holanda, Hungria, Itália, Polónia, Portugal, Roménia, Checoslováquia, Jugoslávia, Estados Unidos e Uruguai.

Em setembro de 1962, o Voleibol foi admitido como modalidade olímpica e a sua primeira disputa aconteceu por ocasião das Olimpíadas de Tóquio (Japão), em outubro de 1964, com a presença de dez países no sector masculino. O primeiro campeão olímpico de Voleibol masculino foi a equipa da Rússia (URSS), a Checoslováquia foi vice-campeã e o Japão foi o 3º classificado. O Voleibol feminino contou com 6 países, com a seleção do Japão a vencer a competição, a Rússia a ocupar o segundo lugar, e a Polónia a ficar no terceiro.

O Voleibol foi introduzido em Portugal pelas tropas norte-americanas que estiveram estacionadas nas ilhas dos Açores, durante a 1ª Grande Guerra Mundial. O Eng.º António Cavaco, teve um papel preponderante na divulgação do Voleibol quando veio para Lisboa cursar engenharia, nomeadamente nas Escolas Superiores e Faculdades, com mais incidência na Associação de Estudantes do Instituto Superior Técnico, equipa que dominaria a modalidade até aos anos sessenta. Desde então, o cenário desportivo do Voleibol também passou pelas escolas e universidades.

Galerias de eventos associados

Galeria

APURAMENTO ISF VOLEIBOL 2020, Alcanena e Entroncamento

Galeria