MEGA PRESTAÇÃO DOS ALUNOS QUE ESTIVERAM EM BEJA

meninas a correr no mega Sprinter em Beja

Cerca de 680 alunos, vindos das cinco regiões do continente, Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve, aos quais se juntou uma comitiva vinda dos Açores, competiram na 17ª edição do MEGA SPRINTER, realizado em Beja, nos dias 21 e 22 de abril.

No primeiro dia, tivemos muita chuva, mas no segundo dia das provas, o sol foi companheiro e as competições decorreram de forma muito alegre, empenhada e bastante competitiva, nas provas de velocidade (40 m), lançamentos de peso e adaptado (de precisão), salto em comprimento e resistência (1 km).

O MEGA SPRINTER é um projeto desenvolvido através de uma parceria estabelecida, desde o seu início, com a Federação Portuguesa de Atletismo, permitindo deste modo a iniciação do atletismo e a deteção de talentos para esta modalidade.

Dois dos exemplos deste processo de deteção de talentos, são os casos da Jéssica Inchude, atleta lançadora do peso, campeã nacional e internacional e de Diogo Antunes, ex-atleta e campeão de velocidade, os quais iniciaram a sua prática desportiva e do atletismo, no projeto MEGA SPRINTER. Na edição 2023, Jéssica Inchude e Diogo Antunes foram os embaixadores do evento e tiveram a oportunidade de interagir com os alunos, que se deliciaram com os momentos proporcionados por estes dois atletas internacionais.

As provas contaram ainda com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Beja, Paulo Arsénio e da vereadora Marisa Saturnino, bem como dos representantes da Federação Portuguesa de Atletismo e da Associação de Atletismo de Beja, da Direção-geral dos Estabelecimentos Escolares e da Direção-geral da Educação e de muitas outras entidades, que para além de assistirem às provas, participaram também nas cerimónias de entrega de prémios.

Foi uma manhã desportiva, cheia de talento, amizade e muito fair play, por parte de alunos e professores, numa organização complexa em termos logísticos e técnicos, tendo sido importante o apoio e a colaboração das entidades parceiras como a Câmara Municipal de Beja, Federação Portuguesa de Atletismo, Escola Básica Mário Beirão, Escola Básica Santiago Maior e Escola Básica Santa Maria, autoridades de segurança (GNR, PSP, Bombeiros Voluntários Proteção Civil), entre outras.

O MEGA SPRINTER, envolveu no presente ano letivo, desde a fase Escolas, até à fase nacional que culminou este fim de semana, em Beja, passando pelas fases locais e regionais, mais de 121.000 alunos e milhares de professores, demonstrativo da força do Desporto Escolar, enquanto projeto promotor do desenvolvimento desportivo e dos valores da ética, da inclusão e da igualdade.

Todos os resultados disponíveis em :  https://desportoescolar.dge.medu.pt/node/3175