Declaração da ISF sobre a Guerra na Ucrânia

ISF

O Comité Executivo da ISF (International School Sports Federation) realizou, no dia 1 de março, uma reunião extraordinária de onde foi emitida uma declaração oficial a condenar a guerra contra a Ucrânia e as suas consequências para a população ucraniana, nomeadamente os mais jovens.

Assim, considerou-se suspender os direitos de membro da Federação Russa e da Bielorrússia, até um nova avaliação da situação, conduzindo às seguintes consequências:

a) A Federação Russa e a Bielorrússia não são autorizadas a participar em quaisquer eventos da ISF até nova ordem;

b) Retirada dos direitos de acolhimento para a 20.ª Gymnasiade ISF 2024, anteriormente atribuída à Federação Russa.

c) A Federação Russa e a Bielorrússia não podem assistir, participar, ou votar na Assembleia Geral da ISF e reuniões do Comité Executivo.

Tendo em consideração que a guerra na Ucrânia vai contra todos os objetivos da ISF, os quais se alicerçam nos valores da paz, amizade, solidariedade e na promoção da educação através do desporto, para capacitar os estudantes a tornarem-se os líderes de amanhã com base no desporto e nos valores olímpicos da amizade, fair-play, tolerância e compreensão, a ISF está a pedir:

1. O cessar imediato da guerra e da invasão da Ucrânia e a construção da paz e do diálogo.
  2. Aos seus membros que demonstrem solidariedade para com os colegas, professores e estudantes ucranianos e toda a população;

3. Aos seus membros a estarem alinhados com as decisões do Comité Olímpico Internacional.

O comité executivo da ISF tem demonstrado a sua solidariedade e apoio à população ucraniana e continuará a acompanhar a situação com a Federação Ucraniana do Desporto Escolar.

Com base nas palavras do COI, "Dar uma oportunidade à paz: A juventude de hoje é o nosso futuro.”