Main section

Notícia

Desporto Escolar sobre Rodas - “Pedala! Da escola para a vida”

DE sobre rodas

A Escola Secundária de Barcelinhos, em Barcelos, foi o palco para a apresentação do manual de apoio ao professor e técnico qualificado “Pedala! Da escola para a vida”, o qual surge no âmbito da parceria estabelecida entre a Direção-Geral da Educação, através do Desporto Escolar e a Federação Portuguesa de Ciclismo. 

Este manual de apoio ao professor e técnico qualificado foi concebido para servir de suporte pedagógico dos projetos "Desporto Escolar sobre rodas" e "O Ciclismo vai à Escola", desenvolvidos no âmbito da Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável (ENMAC) 2020-2030 e Programa Nacional de Ciclismo para Todos (PNCpT). 

A sessão de apresentação do manual integrou um evento que se iniciou-se na Câmara Municipal de Barcelos, onde várias personalidades utilizaram a bicicleta para se deslocar para a Escola Secundária de Barcelinho, onde decorreram diversas atividades alusivas à mobilidade ciclável.

Entre estas personalidades, destaca-se a presença do presidente da Câmara Municipal de Barcelos, o presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, o Diretor-Geral da Direção-Geral da Educação, o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, o presidente da Autoridade de Segurança Nacional Rodoviárias, a representante do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (entidade coordenadora da ENMAC) e, entre outros, dois embaixadores referência do ciclismo e do desporto português: Rui Costa, ciclista internacional e campeão do mundo de ciclismo em 2013; e João Matias, ciclista profissional de pista e de estrada que recentemente venceu a camisola da montanha da Volta ao Algarve. 

Estes ciclistas destacaram a importância deste tipo de iniciativas, enquanto promotoras da utilização da bicicleta e o orgulho que sentem por serem embaixadores do projeto o qual estão certos que terá uma influência muito positiva no futuro da sociedade. 

De facto, a competência de «andar de bicicleta», por se tratar de uma atividade que pode ser praticada de forma autónoma e em qualquer lugar, é assumida como de elevado valor instrumental, ecológico e económico, pelo que deve ser entendida como fundamental no contexto de competências a desenvolver junto de crianças e jovens. 

Não obstante, Portugal ainda tem um elevado número de jovens que não domina o padrão motor «andar de bicicleta», situação que justifica uma aposta do Desporto Escolar e a Federação Portuguesa de Ciclismo, no desenvolvimento de projetos que promovam a utilização da bicicleta de forma regular e associada a um estilo de vida saudável.  

Neste sentido, os projetos "Desporto Escolar sobre rodas" e "O ciclismo vai à escola", assumem-se como ferramentas imprescindíveis na promoção e desenvolvimento da capacidade de «andar de bicicleta». O manual apresentado e elaborado com o contributo de diversos especialistas convidadas e com o apoio de várias entidades, acaba por ser um importante instrumento de apoio ao ensino e ao treino das competências associadas à utilização da bicicleta.

Durante esta apresentação, nas diversas intervenções, todos os intervenientes destacaram a importância desta iniciativa, para o futuro de uma sociedade mais amiga do ambiente e mais próxima de mecanismos de mobilidade alternativos, como é o caso da bicicleta.

O Diretor-Geral da Direção-Geral da Educação, José Vítor Pedroso, destacou o excelente trabalho desenvolvido em prol deste manual, contando com o precioso contributo de tantas entidades e parceiros, constituindo-se como uma preciosa peça na prossecução da Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável 2020-2030: “o ciclismo não é apenas uma modalidade desportiva ou forma de saúde. É também um conjunto de atividades para preparar o cidadão do futuro”. 

Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, salientou o “momento histórico para Portugal: temos que transformar a nossa sociedade e transformá-la pela educação”. Referiu ainda que mais importante do que ter boas condições materiais é fundamental educar os ciclistas, educar os mais novos para que isso possa ter influência no futuro desta geração: “o futuro constrói-se hoje, desde que aposte na educação”. “Hoje, com este manual temos uma linha orientadora, pedagógica, que vai conseguir transformar e educar para a mobilidade, para a prática desportiva”

Também o presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Pataco, parceiro desta iniciativa, salientou a “cooperação e sinergia entre as várias partes na construção deste manual” e anunciou que se encontra numa fase terminal o processo de colocar cerca de 20 mil bicicletas nas escolas, com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência, destacando, ainda assim, a importância de dar uma boa utilização a este material, contribuindo para o futuro dos jovens e da sociedade. 

A cidade de Barcelos, ao acolher este evento, volta a evidenciar o seu papel em prol da mobilidade ciclável e para a sustentabilidade, afirmando-se como um excelente exemplo de boas práticas, a nível nacional.

O manual já está disponível em versão digital no site do Desporto Escolar, em https://bit.ly/Manual-DE-Sobre-Rodas