Modalidade

Ténis de Mesa

O Ténis de Mesa surgiu no início do século XIX, em Inglaterra para fazer face à impossibilidade de praticar ténis de campo durante o período de inverno. Teve uma grande expansão a nível mundial e atualmente, é a 2ª modalidade com mais praticantes, logo a seguir ao Futebol, nas suas diversas variantes. O Ténis de Mesa foi integrado nos Jogos Olímpicos em Seul, 1988, e nunca mais saiu. Enquanto modalidade, o Ténis de Mesa é praticado quer individualmente, quer em pares, por equipas, havendo também o ténis de mesa adaptado para pessoas com limitações físicas ou intelectuais.

O Ténis de Mesa é um dos desportos mais complexos e emocionantes que pode existir. Para muitos investigadores é mesmo o mais completo para o cérebro humano. Pois, não basta apenas passar a bola de um lado para o outro da mesa, este desporto é acima de tudo um jogo de inteligência, velocidade mental, agilidade de movimentos, bons reflexos e velocidade de reação, o que o tornam o mais rápido de todos, pela velocidade da bola (chega a atingir 150 Km\h) e um dos mais emocionantes.

O Ténis de Mesa apresenta ainda uma outra caraterística que o distingue dos demais, a sua transversalidade geracional. É um desporto praticado desde os 4/5 anos, até idades muito avançadas. Sendo que, é muito fácil encontrar num pavilhão várias gerações a competir entre si, sem que a idade influencie significativamente o resultado final.

Atualmente, no Desporto Escolar, o Ténis de Mesa é a 4ª modalidade mais praticada, tendo apresentado um grande crescimento nos últimos anos. Também a nível federado esse aumento tem sido sentido, fruto da maior visibilidade da modalidade pelos resultados obtidos pelos nossos melhores atletas a nível internacional, destacando-se a conquista do Campeonato da Europa de 2014.

Experimenta! Vais adorar…

Consulta o Manual de Apoio ao Professor - "Manual do Ténis de Mesa"

Galerias de eventos associados

Galeria