Modalidade
Futebol
A história do Futebol começou a ser escrita na língua de Shakespeare, em Inglaterra. Rezam as crónicas, que em 1875 no Largo da Achada situado na Camacha, Madeira, um jovem estudante britânico em férias, de nome Harry Hinton dava início àquele que é considerado o primeiro jogo de “foot-ball” em Portugal.
Seria, contudo, apenas em 1888, que os irmãos Pinto Basto trariam para Portugal continental uma bola de couro. A 22 de janeiro do ano seguinte, os mesmos irmãos, organizaram o primeiro jogo propriamente, no Campo Pequeno em Lisboa (numa disputa entre um “onze” inteiramente português e um onze constituído somente por ingleses).
Atraídas as atenções da alta burguesia e da aristocracia para o fenómeno futebol, em 1892 acaba por nascer pela mão de Guilherme Pinto Basto o Foot-Ball Club Lisbonense, clube que a 2 de março de 1894, disputaria a Taça D. Carlos I com o Foot-Ball Club do Porto, génese daquilo que viria a ser o atual FC Porto, no campo do Oporto Cricket Club.
A história do Futebol nesse século começou com o primeiro jogo internacional de uma equipa de futebol nacional. O autor desta proeza foi o CIF (Club Internacional de Foot-Ball) que, em 1907, se deslocou a Madrid para derrotar o Madrid Football Club.
Três anos depois, o Futebol português transformava-se, crescendo e dando início a vários clubes. Apesar da desorganização que marcou os primeiros anos do século XX, as rivalidades entre clubes foram crescendo, embora sempre diminuídas pela ausência de um campeonato verdadeiramente nacional: de 1906, nascimento do Campeonato de Lisboa, passando pelo 1º Campeonato do Porto em 1913, o quadro competitivo nacional até 1921/1922 foi exclusivamente composto por provas de âmbito regional.