Main section

Notícia

MAIS DE 1400 ALUNOS COMPETIRAM NO ALGARVE

.

DAQUI NASCEM OS CAMPEÕES

A edição de 2024 dos Campeonatos Nacionais Escolares de Juvenis, do Desporto Escolar, que se iniciaram no passado dia 23 de maio, chegaram ao fim, com as últimas competições das fases finais, nos quais participam 1400 alunos, vindos de todo o país, de norte a sul, que se apuraram nas provas locais e regionais.

Em Lagoa disputaram-se as modalidades de Atletismo, Badminton, Basquetebol Feminino, Boccia, BTT-XCO, Canoagem, Futsal Feminino, Natação, Ténis de Mesa e Voleibol e em Portimão decorreram as provas de Basquetebol e Futsal Masculino, Patinagem e Surf. Nos diferentes locais de competição foi possível testemunhar a excelente qualidade dos desempenhos dos alunos participantes, bem como, o fantástico ambiente de amizade, respeito e fair play entre todos.

De facto, desde o primeiro dia, estes campeonatos revelaram um ambiente de festa e alegria entre todas as equipas representativas das Coordenações Regionais do Desporto Escolar (do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve), que se apuraram para esta fase nacional, após as competições das fases locais e regionais, as quais envolveram um total de 84.000 alunos, distribuídos por cerca de 4700 grupos-equipa.  

Estes campeonatos assumem-se ainda como uma "excelente montra" de talento e qualidade, uma vez que em todas as modalidades foi possível identificar jovens com elevado potencial desportivo,  cujos desempenhos despertaram elogios de professores, técnicos representantes das federações desportivas e clubes e do público que assistiu a todas as provas. De acordo com o responsável da Coordenação Nacional do Desporto Escolar, Rui Machado, as excelentes prestações, individuais e coletivos, observados nestes campeonatos "resultam do trabalho empenhado e de qualidade desenvolvido nas escolas e pelos professores, a quem se justifica o necessário reconhecimento".

No mesmo plano de destaque temos a formação de juízes-árbitros, através do Plano Nacional de Formação de Juízes-Árbitros Escolares (PNFJAE), que envolveu nestes campeonatos 160 alunos, que tiveram a oportunidade de aceder à qualificação nível IV da formação de árbitros, das modalidades Atletismo (26 alunos), Basquetebol (16 alunos), Boccia (23 alunos), Futsal (15 alunos) e Voleibol (16 alunos),  os quais foram enquadrados por professores formadores e técnicos designados pelas Federações destas modalidades. Este projeto pretende qualificar e captar futuros juízes-árbitros, primeiramente para dar uma resposta às necessidades competitivas do Desporto Escolar e também para uma continuidade / transição para o sector federado.  

De destacar ainda a complexidade organizativa, envolvendo 160 professores nas diversas equipas de trabalho200 professores a acompanhar as comitivas de alunos, de 174 alunos-voluntários e ainda, de inúmeros colaboradores das escolas que acolheram as delegações, das autoridades de segurança e proteção civil, entre outras entidades que colaboraram na organização.  

Estes campeonatos não seriam possíveis sem o apoio e parceria dos municípios de Lagoa e Portimão, que se associaram a este evento, disponibilizando meios e participando de forma ativa em todo o processo organizativo.