Notícia
PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE JUÍZES -ÁRBITROS DO DESPORTO ESCOLAR REFORÇA LIGAÇÃO ENTRE ESCOLA E SISTEMA FEDERATIVO
O Plano Nacional de Formação de Juízes-Árbitros Escolares do Desporto Escolar introduziu um inovador Compromisso de Formação que estreita a relação entre o sistema escolar, as federações desportivas e as famílias. Este acordo assegura uma transição estruturada e reconhecida para os alunos juízes-árbitros que desejem integrar o sistema desportivo federado.
Os compromissos, já validados e divulgados, proporcionam aos alunos um conjunto de equivalências, garantindo que a formação adquirida no âmbito escolar seja reconhecida no contexto federativo. Para formalizar esta articulação, o documento deverá ser assinado pelas várias partes intervenientes: os alunos juízes-árbitros, os seus encarregados de educação a equipa de formação do PNFJAE.
Nesta primeira fase, o programa contempla parcerias com a Federação de Andebol de Portugal, Federação Portuguesa de Basquetebol, Federação Portuguesa de Voleibol e a Paralisia Cerebral - Associação Nacional de Desporto. Com estas iniciativas, o plano promove uma integração harmoniosa entre o Desporto Escolar, Desporto Federado e o envolvimento direto das famílias, reforçando a importância da formação desportiva como ferramenta educativa e de cidadania.
O objetivo é incentivar a continuidade na formação dos juízes-árbitros e assegurar que as competências adquiridas no percurso escolar tenham um impacto positivo na sua transição para o sistema desportivo federado, contribuindo para o crescimento qualitativo do desporto nacional.
Desporto Escolar sempre a inovar e comprometido com o desenvolvimento educativo e desportivo dos alunos !
Mais informações em: Plano Nacional de Formação de Juízes-Árbitros Escolares