Futsal

A história do Futsal tem duas versões divergentes sobre a sua origem. Uma é que, o Futsal ou Futebol de Salão nasceu em 1930, no Uruguai, em Montevidéu e que o seu criador terá sido o professor Juan Carlos Ceriani Gravier, que dada a falta de espaço nas escolas uruguaias, idealizou este desporto e denominou-o de “INDOOR-FOOT-BALL”. Ele elaborou o regulamento do “Futebol de Salão”, aproveitando as regras de outros desportos.

Existe, no entanto, uma outra versão que afirma que a modalidade nasceu em 1940, no Brasil, em São Paulo, tendo sido praticada por alguns jovens em campos de basquetebol e hóquei em patins, devido à falta de espaços livres para jogar futebol. O certo é que, o Futsal foi regulamentado e começou a ser praticado realmente no Brasil.

A Federação Internacional de Futebol de Salão, ou FIFUSA, foi a primeira federação internacional a dirigir o Futebol de Salão no mundo, tendo realizado em 1982 o primeiro Campeonato Mundial de Futebol de Salão, em São Paulo. O Brasil foi o primeiro campeão mundial de Futebol de Salão.

Em 1989 e já com a denominação de Futsal e com novas regras, a modalidade passou a integrar a Federação Internacional de Futebol (FIFA). Nesse mesmo ano, realizou-se na Holanda o primeiro Campeonato do Mundo de Futsal da FIFA. O Brasil foi o vencedor da competição tornando-se o primeiro campeão desta competição. A partir de 1992, os campeonatos do mundo passaram a realizar-se de 4 em 4 anos.

Em Portugal, tudo começou na década de 80, altura em que, sobretudo no verão, se realizavam grandes torneios de Futebol de Salão. Cada organização realizava as suas provas, sempre na perspetiva de angariação de receitas extraordinárias para fazer face às despesas das modalidades dos clubes.

Existia nessa altura em Portugal 3 variantes de Futebol em pavilhão. O Futebol de 5, organizado pela FPF, o Futebol de Salão, organizado pela FPFS e o Futsal.

No início dos anos 90, motivados pelo então Presidente da FIFA, é decidido unificar as modalidades e no decorrer do processo de fusão, foi decidido manter-se o nome de Futsal e a tutela passaria integralmente para a FPF.

O Sporting Clube de Portugal foi o primeiro campeão nacional da modalidade na época 90-91.

A modalidade passou a ter uma expressão muito grande no panorama desportivo nacional, tanto ao nível de clubes como de atletas inscritos. Em termos de resultados internacionais, são várias as conquistas de troféus importantes, tanto em termos de competições por clubes como de seleção.

A seleção nacional foi campeã da Europa em 2018, numa competição realizada na Eslovénia, batendo na final a seleção espanhola por 3-2.

Jorge Braz, selecionador nacional de futsal, foi eleito por 3 vezes consecutivas, o melhor treinador do Mundo de Futsal.

Ricardinho é unanimemente considerado como o melhor jogador português de Futsal. Foi eleito o Melhor Jogador do Mundo por 5 vezes, sendo o primeiro, e único, português a ser distinguido com este prémio.

Jovens a jogar futsal

Galerias de eventos associados

Galeria

Campeonatos Nacionais Escolares de Iniciados 2023 - Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche