Modalidade

Vela

A Vela é uma modalidade desportiva náutica, praticada individualmente ou em equipa, por elementos do sexo feminino e masculino.

Utiliza vários tipos de embarcações que se deslocam na água utilizando a força do vento com a ajuda das velas e a sua correta orientação.

As embarcações podem ser classificadas de acordo com o número de cascos: monocascos – só tem um casco, exemplos Optimist, Laser; multicasco – mais de um casco, exemplo Catamaram com dois cascos, Trimaram com três cascos. Existem ainda as pranchas à vela e os Kites.

Os primeiros barcos à vela recreativos e desportivos surgiram nos inícios do século XVII, por intermédio dos nobres e dos comerciantes dinamarqueses.

Em 1720, foi fundada na Irlanda a primeira associação de amantes da vela, a Cork Water Club.

Em 1815 nasceu, na ilha de Wight, o Royal Yacht Club de Inglaterra, a mais antiga organização de vela do mundo.

Em 1851 realizou-se a primeira competição de vela de todos os tempos. Um barco americano, O América, aceitou e venceu o desafio de competir contra quinze veleiros ingleses numa corrida à volta da ilha de Wight, denominada Hundred Guineas Cup. Esta competição deu origem, anos mais tarde, à famosa prova “America’s Cup”.

Por ser um desporto antigo, a vela faz parte do calendário dos Jogos Olímpicos desde o início da era moderna, ou seja, desde 1896.

As embarcações são divididas em classes e competem dentro da sua classe.

“Regata” é o nome que se dá à competição. Os velejadores terão de efetuar um percurso sinalizado por boias tendo início na linha de largada e terminando na linha de chegada.

No Desporto Escolar as embarcações utilizadas são: Optimist – Infantis e Iniciados, Laser Pico – Iniciados e Juvenis e Laser Bahia para equipas mistas.

Galerias de eventos associados

Galeria

Campeonatos Nacionais Escolares de Iniciados 2023 - Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche