Modalidade

Basquetebol

O Basquetebol (do inglês basketball) é um desporto no qual competem duas equipas constituídas por cinco jogadores cada. O objetivo é acertar com a bola, fazendo com que ela entre dentro dos aros do cesto da equipa adversária, que se encontra a 3,05 metros de altura.

O termo “basket” significa “cesto” em inglês e o termo “ball” significa “bola”.

O Basquetebol foi inventado pelo professor canadiano de Educação Física, James Naismith, em dezembro de 1891. Naismith tencionava criar uma modalidade para que os jovens pudessem praticar num recinto fechado em tempo de Inverno.

Atualmente, os jogos têm uma duração de 40 minutos (quatro quartos de 10 minutos). A exceção a esta regra é a liga norte-americana da National Basketball Association (NBA), considerada a melhor do mundo, cujos jogos demoram 48 minutos (quatro quartos de 12 minutos). Existem várias regras diferentes entre a NBA e a Fédération Internationale de Basketball (FIBA), organismo que rege este desporto à escala mundial.

A NBA é a liga profissional mais popular do mundo com um nível de competição e talento com mais significância, se comparada às outras ligas. Pela primeira vez na história desta famosa liga, temos o basquetebolista português Neemias Queta a jogar pela equipa de Sacramento Kings.

Na Woman National Basketball Association (WNBA), durante várias épocas tivemos a portuguesa Ticha Penicheiro a jogar ao mais alto nível, sendo considerada uma das 25 melhores jogadoras de sempre desta liga americana.

Em Portugal, o Basquetebol foi introduzido em 1913, pelo professor de Educação Física suíço Rodolfo Horney, que exerceu a sua atividade em Lisboa durante 12 anos. Quando foi fundada a Federação Internacional de Basquetebol (FIBA), em 18 de junho de 1932, Portugal foi um dos oitos países fundadores.

O objetivo do jogo é colocar a bola dentro do cesto da equipa adversária e impedir que seja convertido no cesto da sua equipa. A equipa com a maior pontuação ganha o jogo.

As pontuações no Basquetebol têm valores diferentes. A mais comum é o duplo (vale dois pontos). Quando os jogadores lançam a bola fora da linha que se encontra a 6,75 metros do cesto, vale três pontos (triplo). Se o jogador encestar através de um lance livre a que tenha tido direito depois de uma falta, valerá apenas um ponto.

Crianças jogando basquetebol

Galerias de eventos associados

Galeria

Taça Desporto Escolar Unicef 2022, Melgaço