Main section

Notícia

Cerca de 200 alunos, acompanhados por uma dezena de professores e representando as Coordenações Locais de Vila Franca de Xira, Odivelas, Loures e do Oeste, asseguraram a segunda participação do Desporto Escolar na mítica prova TRAIL LINHAS DE TORRES, realizada no passado dia 22 de março (sábado), em Torres Vedras.

Fantástica a atitude destes alunos e professores que, para além de dignificarem as suas escolas, demonstraram um espírito desportivo extraordinário nas diversas provas em que participaram. As raparigas dos escalões de juvenis e juniores, bem como os rapazes do escalão de iniciados, participaram num percurso de 2.500 metros, enquanto os rapazes dos escalões de juvenis e juniores competiram numa distância de 3.500 metros. Para além destas provas, realizou-se ainda uma caminhada de cerca de 3.000 metros, na qual participaram alunos e professores das escolas envolvidas. 

No final da manhã, após o término das provas jovens, decorreram as cerimónias de entrega de prémios, com a presença da Senhora Secretária de Estado da Defesa e de diversas entidades representativas da Defesa Nacional, das Forças Armadas, da Educação e das Autarquias Locais.

Este evento, aberto a todos os que apreciam correr em percursos de trail, incluiu também competições de âmbito militar, nacionais e internacionais. Pelo segundo ano consecutivo, o evento foi aberto aos jovens, tendo a organização convidado a Direção-Geral da Educação a associar-se como parceira, garantindo a participação do Desporto Escolar através do envolvimento de escolas dos concelhos abrangidos pelas Linhas de Torres.

O balanço desta participação do Desporto Escolar foi extremamente positivo, e a organização já pondera reforçar a parceria, com o objetivo de alargar a participação a mais escolas e alunos.

O TRAIL LINHAS DE TORRES é composto por várias provas de corrida, maioritariamente de trail, com alguns percursos em estrada, realizadas com o propósito de homenagear todos aqueles que construíram e defenderam o sistema defensivo conhecido como Linhas de Torres — património turístico-militar de Portugal. Este sistema estende-se pelos concelhos de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

Na edição de 2025, o TRAIL LINHAS DE TORRES incluiu as provas Maratona Trail 42 km, Trail Maratona Militar, Trail 10 km, Provas Jovens (com a participação dos alunos das escolas referidas) e a Caminhada (6 km e 3 km).

A organização do evento esteve a cargo da Direção-Geral dos Recursos da Defesa Nacional, do Estado-Maior das Forças Armadas, do Conselho Internacional do Desporto Militar, da Associação dos Deficientes das Forças Armadas, da Rota Histórica das Linhas de Torres, da Xistarca Eventos e da empresa Ana Lima Comunicação.

Imagem de Base
Imagem
.
Posição no Site
Categoria
Data da Notícia

Notícia

A cidade das Caldas da Rainha foi o cenário da 19ª edição do MEGA SPRINTER, nos dias 28 e 29 de março, reunindo cerca de 800 alunos de todo o país, incluindo a Região Autónoma dos Açores.

O MEGA SPRINTER, uma iniciativa do Desporto Escolar em parceria com a Federação Portuguesa de Atletismo, tem como objetivo incentivar a prática do Atletismo. O evento inclui diversas provas, nomeadamente, o “Mega Salto em Comprimento”, “Mega Lançamento do Vortex”, “Mega Lançamento de Precisão”, “Mega Km” e o “Mega Sprinter – 40 m”.

Nesta edição, os atletas internacionais Lorène Bazolo (Velocidade) e Gerson Baldé (Salto em Comprimento) foram os embaixadores do evento, proporcionando momentos de interação com os alunos.

O primeiro dia do evento, 28 de março, começou com a chegada das delegações, a cerimónia de abertura e a primeira jornada de competições.

No segundo dia, os alunos deram continuidade às competições. Ao longo da manhã, as cerimónias de entrega de prémios foram intercaladas com as provas, premiando os atletas  em diferentes disciplinas e escalões.

Destaque ainda para a iniciativa de sensibilização organizada pela Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP), que desafiou centenas de jovens a participarem num "quizz" sobre antidopagem,  visando a promoção de valores desportivos e educação antidopagem em todos os níveis do desporto e de forma inclusiva.

O evento contou com a presença de diversas personalidades, incluindo o Presidente da Câmara Municipal de das Caldas da Rainha, Vítor Marques, o Diretor-Geral dos Estabelecimentos Escolares, João Gonçalves, e o Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Domingos Castro, que referiram o papel  do Desporto Escolar na aprendizagem e na criação de oportunidades para o futuro dos jovens alunos.

Desde a fase escolar até à fase nacional, passando pelas fases locais e regionais, o Mega Sprinter envolveu mais de 100 mil alunos e milhares de professores.

 

CONSULTE TODA A INFORMAÇÃO EM:

 

https://bit.ly/XIXMEGASPRINTER2025

Imagem de Base
Imagem
.
Imagem de Capa
Imagem
.
Posição no Site
Categoria
Data da Notícia

Notícia

No dia 26 de março, o Agrupamento de Escolas de Alvalade organizou uma conferência e homenagem a Carlos Lopes, assinalando os 40 anos da sua histórica conquista da medalha de ouro na Maratona dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984.

O evento contou com a presença do Coordenador Nacional do Desporto Escolar, destacando o papel do desporto na formação dos jovens e o impacto da vitória de Carlos Lopes no panorama desportivo nacional. A iniciativa reuniu alunos, professores e várias personalidades ligadas ao desporto, que enalteceram o percurso de um dos maiores ícones do atletismo português.

Carlos Lopes, cuja carreira foi marcada pela dedicação e superação, continua a ser uma inspiração para alunos, atletas e toda a comunidade educativa. A sua vitória há quatro décadas abriu caminho para o reconhecimento internacional do Atletismo português e permanece um marco de orgulho nacional.

A homenagem reforçou a importância do Desporto na Educação e celebrou o espírito olímpico, motivando as novas gerações a seguir o exemplo de determinação e excelência deixado por Carlos Lopes.

Imagem de Base
Imagem
.
Imagem de Capa
Imagem
.
Posição no Site
Categoria
Data da Notícia

Notícia

No âmbito da conceção e elaboração do Plano Estratégico do Desporto Escolar | Desporto na Escola (PEDE), para o ciclo 2025|2029, a Direção-Geral da Educação, através da Coordenação Nacional do Desporto Escolar, promoveu durante a semana de 17 a 21 de março, reuniões com diferentes grupos de Federações Desportivas.

Estas reuniões tiveram por objetivo, para além de informar as federações sobre o processo em curso, reunir contributos e envolver estes "stakeholders" na conceção do novo PEDE. A articulação entre o Desporto Escolar e as Federações Desportivas tem ainda como foco, a construção conjunta de planos de cooperação e desenvolvimento a estabelecer com cada federação, procurando deste modo reforçar o papel do Desporto no contexto escolar.

Nestes encontros de trabalho, participaram as seguintes federações:

Federação Portuguesa de Canoagem

Federação Portuguesa de Corfebol

Federação Portuguesa de Damas

Federação Portuguesa de Dança Desportiva

Federação Portuguesa de Escalada

Federação Portuguesa de Hóquei

Federação Portuguesa de Judo

Federação Portuguesa Lutas Amadoras

Federação Portuguesa Orientação

Federação Portuguesa Patinagem

Federação Portuguesa de Remo

Federação Portuguesa de Squash

Federação Portuguesa de Surf

Federação Portuguesa Taekwondo

Federação Portuguesa Ténis

Federação Portuguesa Tiro com Arco

Federação Portuguesa Triatlo

Federação Portuguesa de Vela

Federação Portuguesa Xadrez

Associação Portuguesa de Ultimate e Desportos do Disco (APUDD)

Federação Portuguesa de Badminton

Federação Portuguesa de Tenis de Mesa

Federação Portuguesa de Padel

Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes

Federação Portuguesa de Atletismo

Federação Portuguesa de Rugby

Federação Portuguesa de Natação

Federação Portuguesa de Golfe

Federação Portuguesa de Ciclismo

Federação Portuguesa de Basquetebol

Federação Portuguesa de Futebol

Federação Portuguesa de Voleibol

Federação de Andebol de Portugal

 

De salientar ainda que o processo de preparação, conceção e elaboração do PEDE 25|29 está em curso desde o passado mês de setembro, tendo envolvido até à data, muitas reuniões de trabalho e grupos de foco (com diversas entidades e personalidades, quer ao nível da tutela, quer no âmbito da estrutura do Desporto Escolar, quer ainda com representantes dos profissionais de Educação Física, Pais e Encarregados de Educação, Diretores Escolares, Estabelecimentos de Ensino Superior, entre muitos outros sectores e áreas do conhecimento). O processo em causa pretende ainda envolver os professores que intervêm no Desporto Escolar, de modo a construir um novo paradigma para o Desporto Escolar, reforçando o seu papel na Escola e na Sociedade.

Imagem de Base
Imagem
.
Imagem de Capa
Imagem
.
Posição no Site
Categoria
Data da Notícia

Notícia

No âmbito do protocolo entre a Direção-Geral da Educação e a Fórum Oceano, o Desporto Escolar esteve representado por Rui Menezes Machado, Coordenador Nacional do Desporto Escolar, e por Luís Assunção, Coordenador dos Centros de Formação Desportiva do Desporto Escolar, (CFDDE) na cerimónia de certificação das novas Estações Náuticas.

A sessão teve lugar no dia 13 de março de 2025, na FIL, no âmbito da Sessão Nacional “Rota Nautical Portugal”. Neste evento, foram certificadas três novas Estações Náuticas, localizadas em Oleiros, Ponte de Sor-Montargil e São Pedro do Sul, bem como renovadas as certificações de quatro Estações Náuticas: Esposende, Oeste, Ovar e Póvoa de Varzim.

Estas estruturas funcionarão como polos fundamentais para o desenvolvimento das modalidades náuticas, numa articulação estreita entre os Agrupamentos de Escolas, as Autarquias e as Coordenações Locais do Desporto Escolar, promovendo a prática desportiva e a literacia azul entre os jovens.

O Desporto Escolar reafirma, assim, o seu compromisso com a formação desportiva e com a dinamização das atividades náuticas em Portugal.

Imagem de Base
Imagem
.
Imagem de Capa
Imagem
.
Posição no Site
Categoria
Data da Notícia

Notícia

A DGE - Divisão do Desporto Escolar, proporciona aos professores dos grupos de recrutamento 260 e 620, formação específica destinada exclusivamente para coordenadores do Clube do Desporto Escolar dos Agrupamentos de Escolas e Escolas Não Agrupadas (AE/ENA), no decorrer da Semana Nacional Formação, que se realiza em Moura e Serpa de 1 a 4 de julho.

Esta formação específica visa criar uma oportunidade de desenvolvimento de novas práticas na escola com os seguintes objetivos específicos:

• Conhecer e compreender os objetivos estratégicos que norteiam o PEDE, bem como, as medidas e projetos que podem concorrer para a sua operacionalização (nacional, regional e local); • Compreender o papel do Coordenador do Clube de Desporto Escolar no contexto da AE/ENA e da Comunidade Educativa; • Conhecer e saber aplicar as principais ferramentas do processo de diagnóstico do clube de desporto escolar; • Saber selecionar e implementar metodologias de definição de objetivos para o clube de desporto escolar, no contexto do AE/ENA; • Integrar as relações com o desporto federado e local nos objetivos e estratégia do clube de desporto escolar; • Construir o mapa estratégico do clube de desporto escolar, selecionando os recursos tangíveis e intangíveis mais adequados às especificidades do clube, AE/ENA e aos seus objetivos; • Saber implementar os procedimentos que garantam o alinhamento do planeamento operacional com a estratégia; • Conhecer e saber selecionar as ferramentas de gestão de projetos mais adequadas para a implementação do plano do desporto escolar; • Implementar os processos e procedimentos que garantam ambientes seguros para a prática desportiva; • Adquirir as competências de apresentação e comunicação constante do plano e ações do Clube de Desporto Escolar, e a sua relação com a comunidade e com os stakeholders e parceiros (autarquias, clubes, associações, entre outras entidades).

Pré-Inscrição: A partir das 9:00h do dia 19 de março de 2025 às 17:00H do dia 24 de março de 2025, através do preenchimento da ficha no link: https://forms.office.com/e/J0N5FnmJpP

Critérios de Seleção: 1º - Professores das Escolas da DSR do Alentejo. 2º - Ordem de inscrição

NOTA -  Os coordenadores do Clube do Desporto Escolar dos AE/ENA colocados nesta ação não poderão candidatar-se na próxima fase de candidaturas à SNF25.

Mais informações em: https://desportoescolar.dge.medu.pt/calendario-das-acoes..

Imagem de Base
Imagem
.
Imagem de Capa
Imagem
.
Posição no Site
Categoria
Data da Notícia

Notícia

A Direção-Geral da Educação (DGE), realizou recentemente uma reunião com os antigos Coordenadores Nacionais e responsáveis pelo Desporto Escolar, na qual se debateu o presente e futuro do Desporto Escolar.

Este encontro inédito, foi promovido, primeiramente para distinguir e reconhecer o mérito daqueles e foi moderado pela equipa da Coordenação Nacional do Desporto Escolar, liderada por Rui Menezes Machado, tendo sido desenvolvida no âmbito da preparação e elaboração do novo Plano Estratégico do Desporto Escolar | Desporto na Escola (PEDE 25|29).

Esta jornada de trabalho teve por objetivo refletir, debater e partilhar as diferentes visões, que se constituíram nos contributos partilhados pelos presentes e que devem integrar a proposta do referido plano.

Durante a reunião, foram analisadas as principais dificuldades e potencialidades do Desporto Escolar, sendo que o foco se centrou na discussão e construção de soluções visando o seu desenvolvimento sustentável.

Ficou claramente reconhecido o inegável valor estratégico do Desporto Escolar, para a formação e educação desportiva das crianças e jovens no contexto escolar, para o desenvolvimento desportivo nacional e ainda, como imprescindível instrumento de afirmação das Escolas junto das suas comunidades, através do seu valor educativo, inclusivo e integrador.

Esta reunião ocorre num momento crucial, em que se procura fortalecer a presença do Desporto Escolar, no contexto educativo e desportivo nacional, pelo que os contributos das personalidades referidas, assumem-se como fundamentais e extremamente válidos para a construção do plano estratégico.

 

 

Imagem de Base
Imagem
.
Imagem de Capa
Imagem
.
Posição no Site
Categoria
Data da Notícia

Notícia

O Desporto Escolar marcará presença, pelo segundo ano consecutivo, no evento internacional Running Challenge “Trail das Linhas de Torres 2025”. A competição acontece no dia 22 de março, com partida em Torres Vedras, e contará com uma prova especialmente organizada para alunos de Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas dos concelhos abrangidos pelas Linhas de Torres.

A apresentação oficial do evento decorreu no passado dia 19 de fevereiro, nos Paços do Concelho de Torres Vedras, reunindo diversas entidades organizadoras e parceiras. A Direção-Geral da Educação / Desporto Escolar esteve representada por Rui Menezes Machado, Coordenador Nacional do Desporto Escolar.

Entre os presentes, destacaram-se a Vice-Presidente da Rota Histórica das Linhas de Torres, Dr.ª Ana Umbelino; a Sub-Diretora-Geral de Recursos da Defesa Nacional, Dra. Cristina Pinto; o Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Paulo Guerra; Candido Patuleia Mendes, da Associação dos Deficientes das Forças Armadas e o Brigadeiro-General Rui Pina, Diretor de Finanças do Estado Maior General das Forças Armadas.

Durante a sessão, os intervenientes sublinharam a importância do Desporto Escolar como um programa essencial para a iniciação, formação e prática desportiva, potenciador dos valores do espírito desportivo, sendo assinável a sua participação neste evento.

Para mais informações sobre o evento, consulte: https://traillinhasdetorres.pt/

Imagem de Base
Imagem
.
Imagem de Capa
Imagem
.
Posição no Site
Categoria
Data da Notícia

Notícia

Com o objetivo de promover a alimentação saudável e melhorar o desempenho dos jovens alunos desportistas, foi lançado o guia "Nutrição e Alimentação no Desporto Escolar". O documento traz recomendações cientificamente fundamentadas para auxiliar docentes, pais e jovens desportistas a adotarem hábitos alimentares adequados às exigências da prática desportiva.

O guia destaca a importância de uma alimentação equilibrada para o crescimento, desenvolvimento e recuperação física dos atletas, além de oferecer orientações específicas sobre refeições antes, durante e após os treinos e competições. Também são abordados temas como a hidratação adequada e a seleção consciente dos alimentos para melhorar a prática desportiva.

Espera-se que este documento se torne uma referência essencial para todos os envolvidos no Desporto Escolar, incentivando decisões nutricionais mais saudáveis e contribuindo para o sucesso académico e desportivo dos alunos.

O guia está disponível para consulta e promete ser uma ferramenta valiosa para o desenvolvimento integral dos jovens atletas.

Consulte em : https://desportoescolar.dge.medu.pt/artigos-e-mediateca...

Imagem de Base
Imagem
.
Imagem de Capa
Imagem
.
Posição no Site
Categoria
Data da Notícia

Notícia

A cidade de Coimbra foi palco de uma das mais emblemáticas provas do Desporto Escolar, o Corta-Mato Nacional Escolar, que decorreu no dia 15 de fevereiro no Praça da Canção. O evento reuniu cerca de 1.000 alunos, acompanhados por 300 professores, representantes das coordenações regionais do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve e da região autónoma dos Açores.

Os participantes chegaram a esta fase após terem sido apurados em centenas de competições realizadas em todo o território nacional, abrangendo as fases de Escola, Locais e Regionais, num universo que mobilizou aproximadamente 220.000 alunos.

As atividades iniciaram-se a 14 de fevereiro com a receção e acreditação das comitivas na Escola Secundária D. Duarte, seguindo-se um passeio que encheu as ruas de Coimbra, num percurso pela baixa conimbricense especialmente preparado para os participantes conhecerem a fantástica "Cidade dos Estudantes".

A sessão de abertura, realizada às 9h30 na Praça da Canção, destacou-se pela alegria, cor, música e coreografias envolventes, proporcionados pela “Martuna” e pelos “Urban DC”, contagiando alunos, professores, familiares e convidados.

Um dos momentos mais marcantes foi a entoação do hino nacional, criando uma atmosfera de forte sentimento e brio patriótico. Seguiram-se as intervenções protocolares do Diretor-Geral dos Estabelecimentos Escolares, João Gonçalves, e da Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Coimbra, Ana Cortez Vaz, que sublinharam a importância do Desporto Escolar e a parceria estabelecida para a concretização deste evento na cidade, enaltecendo também o papel essencial das escolas e dos professores na promoção da prática desportiva.

A competição decorreu no sábado, 15 de fevereiro, e, apesar das condições meteorológicas adversas previstas, o tempo foi manteve-se sem chuva permitindo que a prova se realizasse sem interrupções. As provas arrancaram por volta das 10h30, abrangendo os escalões de Infantis B, Iniciados e Juvenis, tanto nos géneros masculino e feminino como na categoria de Limitações Funcionais.

Ao longo das competições, os alunos demonstraram elevado nível de compromisso e qualidade competitiva, destacando-se pelo fair play e pelo respeito à ética desportiva.

A cerimónia de entrega de prémios contou com a presença de diversas personalidades, incluindo o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Lopes, e elementos do Ministério da Educação, como José Carlos Sousa (DGE) e Cristina Oliveira (DGEstE), além das coordenações regionais e locais do Desporto Escolar. Também estiveram presentes o vice -presidente da Federação de Atletismo, Paulo Guerra, a presidente da Confederação das Associações de Pais, Mariana Carvalho, o presidente da Federação Portuguesa de Desporto de Desporto para Pessoas com Deficiência, Fausto Pereira, e o presidente da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra, João Pontes.

O Corta-Mato Nacional Escolar foi organizado pela Direção-Geral da Educação e pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, através da estrutura do Desporto Escolar, contando com mais de 100 professores, cerca de 140 alunos voluntários e centenas de funcionários dos agrupamentos de escolas que contribuíram para o sucesso do evento.

A edição de 2025 teve ainda o imprescindível apoio da Câmara Municipal de Coimbra, das autoridades de segurança e da proteção civil do concelho. Com o encerramento do evento, a organização considera que os objetivos foram plenamente alcançados e que o balanço é extremamente positivo, reforçando a importância do Desporto Escolar na formação integral dos alunos.

 

𝗖𝗹𝗮𝘀𝘀𝗶𝗳𝗶𝗰𝗮çõ𝗲𝘀 𝗖𝗼𝗿𝘁𝗮-𝗠𝗮𝘁𝗼 𝗡𝗮𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹 𝗘𝘀𝗰𝗼𝗹𝗮𝗿 𝟮𝟬𝟮𝟱 : https://bit.ly/4hCYoHZ

Imagem de Base
Imagem
.
Imagem de Capa
Imagem
.
Posição no Site
Categoria
Data da Notícia